Consultoria SEO Parte 4 – Diagnóstico Off Page

O que é o SEO Off Page?

De modo geral o SEO Off Page é o conjunto de estratégias e técnicas de otimização que são aplicadas fora do site. Geralmente tem relação a construção de autoridade do site em sites, blogs, portais de conteúdo e todos os canais digitais possíveis que de alguma maneira influenciam nas buscas e posicionamento nos resultados orgânicos.

A consultoria SEO na construção da autoridade

A consultoria SEO define as estratégias que deverão ser executadas para auxiliar o site a construir a autoridade necessária para auxiliar no posicionamento nos resultados do Google. As estratégias são definidas por meio de uma série de informações e dados, onde muitos são obtidos por meio de análise de concorrentes, insights de buscas, análise e comportamento do público-alvo, metas e esforços em investimentos necessários.

O planejamento da produção de conteúdo para SEO

A construção de autoridade surge com o tempo e produção de conteúdo de alta qualidade e relevância. Demonstrar conhecimento profundo em um assunto exige planejamento. A consultoria pode auxiliar a definir o volume de produção de conteúdo ideal para ser competitivo nos resultados orgânicos e acelerar os resultados.

A consultoria pode definir toda a estrutura necessária para cada conteúdo. Essa estrutura contém tópicos e subtópicos, quantidade de palavras, parágrafos, imagens, referências externas e internas necessárias para produzir um conteúdo de qualidade e com relevância.

Definindo os canais para compartilhamento de conteúdos

Para o Google entender que o site tem autoridade no assunto é necessário que o site seja referenciado em outros sites. Quanto mais autoridade no assunto o site que fizer a referência tiver mais autoridade o Google relaciona ao site.

A consultoria pode definir uma estratégia para gerar engajamento dos usuários para que os mesmos sejam estimulados a compartilhar o conteúdo em outros canais e até mesmo fazerem citações em seus blogs e sites.

Outros canais digitais também podem ter influência positiva na construção de autoridade. Eu já me deparei com diversos resultados orgânicos de imagens e links compartilhados no Pinterest, fan-pages no Facebook, posts no medium e em diversas outras redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo.

Criando oportunidades

Alguns conteúdos podem ajudar a conseguir boas referências e auxiliar na construção de autoridade. A consultoria SEO pode ajudar a definir um cronograma explorando todas as possibilidades de conteúdos para potencializar um volume maior de referências.

Infográficos

Os infográficos têm um grande potencial de gerar muitas referências. Muitos portais de conteúdos e blogueiros podem incluir o infográfico em conteúdos. A consultoria pode auxiliar a definir quais os dados são interessantes para a produção do infográfico.

Entrevistas

Entrevistas com especialistas ou com pessoas que podem passar uma perspectiva de algum assunto relevante podem gerar referências em outros conteúdos além da possibilidade do entrevistado replicar a entrevista em seu site ou blog. A consultoria SEO pode auxiliar a definir quais assuntos e pessoas seriam interessantes para essas entrevistas.

Pesquisas

As pesquisas geralmente são os conteúdos que geram o maior número de referências. Tanto blogueiros e pessoas influentes podem citar a pesquisa como grandes portais de conteúdo. As pesquisas geralmente geram muitos outros conteúdos como os infográficos e conteúdos visuais como cards para redes sociais e auxiliar em vídeos institucionais.

Conteúdo gratuito

O conteúdo relevante e gratuito é com certeza o principal influenciador na construção de autoridade. Não é só de referências linkadas que o SEO Off Page trata. A referência por lembrança de marca também é importante e por isso ter conteúdo recorrente publicado de forma totalmente gratuita ajuda no SEO.

Conteúdo para download

A disponibilidade dos conteúdos para download pode ser uma maneira de gerar referências além de espalhar de forma mais direta o conteúdo entre os usuários. Eu já recebi diversos pdfs de conteúdos que amigos fizeram download. Infográficos e pesquisar geralmente são distribuídos em arquivos para download.

Conclusão

O SEO Off Page exige esforço e investimento, além de definições muito estratégicas. Identificar quais assuntos devem ser explorados exige maturidade na análise de resultados além de boa visão e inteligência estratégica.

A consultoria SEO pode ajudar o seu negócio a definir toda estratégia necessária para a construção de autoridade em assuntos que são relevantes para o negócio e que vão auxiliar em melhores posições nos resultados orgânicos do Google.

Leave a Reply

Your email address will not be published.