Consultoria SEO Parte 5 – Metas e Trackeamentos

O objetivo de qualquer negócio é vender e são as estratégias de marketing que são responsáveis por gerar leads em negócios que vendem serviços e vendas diretas em negócios tipo varejo online por exemplo. Mas como vimos anteriormente no primeiro conteúdo da série Consultoria SEO é importante ter as estratégias de marketing digital ajustadas dentro de um comportamento de compra online e prevendo um comportamento multicanal.

Vários esforços são necessários para gerar novos negócios! O marketing digital é responsável por parte dessa equação, a outra é de responsabilidade da equipe comercial ou vendas. Se o produto ou serviço não tiver um preço competitivo, diferenciais, vantagens suficientes que façam com que o usuário considere e decida pela marca, dificilmente a venda será fechada.

Por isso é muito importante ser realista na definição de metas para as estratégias de marketing digital, inclusive o SEO. Ao longo dos meus 16 anos desenvolvendo e executando diversas estratégias de marketing digital com diferentes negócios pude constatar que a busca orgânica é o canal de maior impacto nos negócios. Mas é importante saber que se você quer atingir o sucesso com um volume maior de vendas é necessário investir em estratégias em outros canais digitais.

Outro fator importante é o tempo. O tempo para atingir a autoridade e relevância necessárias para alcançar boas posições nos resultados orgânicos vai depender de vários fatores, que vão do volume da produção de conteúdo ao esforço para conseguir boas referências em outros sites.

Definindo metas

A consultoria SEO pode ajudar você a definir metas realistas. Com uma análise profunda do potencial de alcance com as estratégias de SEO, análise dos concorrentes e o quanto eles podem estar alcançando com seus posicionamentos é possível visualizar um potencial de vendas. Esse potencial somado aos esforços em SEO vão auxiliar a definir as metas do negócio online.

Personas

Definir qual o público que as estratégias de SEO devem alcançar é importante para o sucesso. A consultoria SEO pode ajudar na análise e definição dos públicos. As personas são perfis de um público ideal para as vendas. A produção de conteúdo então será pensada para gerar impacto na decisão deste usuário. Isso permite ao produtor de conteúdo definir o tom da comunicação de textos, imagens e vídeos, além de aspectos de navegação entre os conteúdos do site.

Ecommerce

As vendas para ecommerce sofrem impacto de diversos tipos. Podem ser impulsionadas por uma sazonalidade como uma data especial como: Natal, Dia das mães, Black Friday e tantas outras. Até mesmo influências não diretas como filmes, novelas, reportagens em grandes canais de televisão podem influenciar um comportamento de busca. Alguns desses fatores são previsíveis como as datas sazonais, mas outros como reportagens são mais imprevisíveis. O SEO sofre impacto desses fatores “externos” em um ecommerce e isso deve ser levado em conta no momento da definição de metas.

A consultoria SEO vai auxiliar a identificar o máximo possível fatores previsíveis e imprevisíveis que podem impactar o volume de vendas dentro das estratégias de SEO, além de melhores práticas para aproveitar ao máximo o tráfego gerado, como dicas promocionais e retenção de contatos por meio de estratégias de inbound marketing.

Serviços

As metas para SEO para negócios de vendem serviços são mais previsíveis,. Parte disso se deve ao saber quais são as dificuldades que levam uma pessoa ou empresa buscar por uma solução. Isso possibilita definir um planejamento de produção de conteúdo que alcance o público ideal.

A consultoria SEO vai auxiliar a mapear os assuntos que tenham maior impacto na decisão do usuário. Esses assuntos podem ser: um passo a passo de como resolver um determinado problema, conteúdos teóricos relacionados ao serviço, casos de sucesso, etc.

Caso de Sucesso

A Personale Cuidador, uma empresa prestadora de serviços especializados de saúde domiciliar de Porto Alegre conseguiu mais de 65% de aumento na geração de leads com SEO. Você pode ver um caso de sucesso de SEO completo aqui.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de web análise que permite analisar o comportamento do tráfego do site. Com o Google Analytics podemos ver o comportamento do tráfego por canais e com isso ver o que podemos melhorar no planejamento da produção de conteúdo para SEO. A consultoria SEO vai identificar também conteúdos com melhor engajamento dos usuários, o que irá ajudar na definição de novos conteúdos.

Metas e Trackeamentos

Para conseguir identificar quais conteúdos participam da jornada multicanal e auxiliam na geração de leads e vendas é necessário criar metas no Google Analytics. Essas metas podem tanto ser a compra finalizada de um produto como num ecommerce quanto a solicitação de um contato feita por um formulário no site.

Mas outros comportamentos de interação do usuário com o site podem ser importantes também. Como a visualização de um vídeo, o clique em um link específico, a assinatura de uma newsletter, etc. Como o Google Analytics é possível rastrear (trackear) essas interações (eventos) que são considerados importantes.

A consultoria SEO pode auxiliar no mapeamento de eventos importantes além de configurar o Google Analytics e site para rastrear e registrar os comportamentos importantes dos usuários.

Conclusão

Podemos ver que a definição de metas depende de uma análise constante e profunda do posicionamento do mercado e segmento, além de fatores indiretos que podem influenciar no comportamento de busca das pessoas. Também vimos que o Google Analytics é uma solução completa que pode auxiliar a consultoria SEO a identificar lacunas e vantagens através da análise do tráfego orgânico do site.

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