Consultoria SEO Parte 6 – Análise e Geração de Insights

Web Análise

Já comentei nos conteúdos anteriores sobre a importância de fazer web análise do tráfego orgânico do site regularmente. Ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console possuem diversas métricas importantes para avaliar o posicionamento e comportamento do tráfego e posicionamento orgânico.

Análise do comportamento do tráfego

É importante ter um mapeamento da jornada de compra on-line e identificar em qual momento da jornada a busca orgânica atua com mais influência.

Com isso é possível definir quais métricas e kpis devem ser avaliados para medir o sucesso do SEO.

Um exemplo é quando a busca orgânica atua no início da jornada. Além do volume de cliques é importante avaliar o volume de páginas vistas por usuário. Isso porque a etapa inicial é o momento em que o usuário está buscando reconhecer marcas que possam resolver o seu problema. Então quanto visualizações de conteúdos maior é a chance do usuário lembrar e ter uma percepção positiva da marca.

A consultoria SEO pode auxiliar a identificar quais os momentos de maior impacto da busca orgânica na jornada de compra e definir métricas e KPIs para uma avaliação efetiva dos resultados.

Geração de insights

A análise de resultados vai possibilitar identificar insights que vão ajudar a reposicionar as estratégias de SEO. Podem ser conteúdos com melhor taxa de rejeição, melhores dias e horas para publicação, conteúdos que geram maior taxa de retorno ao site, etc.

Relatórios para reposicionamento

A consultoria SEO pode fornecer diversos relatórios contendo análises e insights para reposicionamento das estratégias de SEO.

Os relatórios podem ser de diagnóstico e melhorias técnicas (SEO On-Page) ou de análise e insights (SEO Off-Page).

O volume de relatórios e análises vai depender do tipo de negócio e do volume de produção de conteúdo e de produtos ou serviços que serão trabalhados nas estratégias de SEO.

Conclusão

Os relatórios são muito importantes para a avaliação de resultados e devem ser comparados mensalmente para identificar estratégias e ações que geraram melhores resultados.

Esse conteúdo foi o último da série Consultoria SEO. O objetivo foi dar uma visão geral de uma consultoria em SEO para Micro e Pequenos Negócios.

A 30/30 busca desenvolver uma consultoria de marketing digital educativa junto aos clientes. Isso ajuda o empreendedor a ter uma visão clara e objetiva das estratégias, além de proporcionar uma participação mais pró-ativa na execução das ações.

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