Especialista em SEO para Porto Alegre – Certificação Google Analytics

Web Análise

A busca por soluções e estratégias de marketing digital é grande, só em Fevereiro foram mais de 165 mil buscas para a expressão marketing digital no Google e mais de 368 mil buscas para a expressão Google Ads. Esse grande volume de buscas para a expressão Google Ads se deve ao interesse de muitos usuários e empresas buscarem conhecimento e soluções de marketing digital para exibir seus anúncios juntos aos resultados orgânicos.

São mais de 56.900.000 resultados exibidos pelo Google para a busca da expressão restaurante perto de mim e mais de 92.300.000 resultados para clínica de fisioterapia.

Posicionar o negócio nos resultados orgânicos é o mais promissor mas também é um caminho difícil. É através de estratégias de SEO que um negócio atinge boas posições no Google e passa a ter um aumento considerável de tráfego orgânico.

Essas estratégias vão demandar produção de conteúdo de alta qualidade além de experiência em web análise. Mas é através do posicionamento desse conteúdo de alta relevância que consegue-se alcançar um público segmentado e com interesse real nos produtos e serviços da empresa.

Durante os meus 15 anos de experiência com marketing digital posso afirmar que o canal de maior impacto nas vendas é o resultado orgânico das buscas no Google. A busca no Google participa de diversos momentos do comportamento de compra on-line. Seja atuando no início e meio da jornada nas etapas de reconhecimento e consideração de marcas ou momento final da jornada na etapa de decisão de compra, os resultados orgânicos exercem grande influência na decisão do usuário.

Esforço, experiência e inteligência estratégica

SEO e produção de conteúdo são as estratégias que mais demandam meu tempo e esforços junto aos clientes. Parte disso se deve a quantidade de ferramentas de análise de métricas e trackeamentos necessárias para uma estratégia de SEO dar certo. Outra parte é a necessidade de habilidades técnicas para produção de conteúdo voltadas para otimização nos mecanismos de busca.

O processo de definição de estrutura para produção de conteúdos para SEO demanda uma análise profunda de diversos fatores que levam uma estratégia de SEO ao sucesso. Parte desse processo é a análise de concorrentes e como eles estão posicionados no Google, tanto os conteúdos e suas estruturas quanto recursos técnicos para otimização, como sistemas de CMS e recursos de otimização de velocidade de acesso às páginas, por exemplo.

Pude ver e aplicar diversas técnicas e estratégias de SEO ao longo desses 15 anos. Muitas são utilizadas até hoje, outras se tornaram obsoletas ou passaram a ferir políticas de indexação dos mecanismos de busca. Existe um universo de técnicas proibidas para SEO chamadas de Black Hat. Vale uma pesquisa e estudo dessas técnicas, principalmente para nunca aplicá-las. Os mecanismos de busca tendem a penalizar com a exclusão do domínio dos índices de indexação caso identifique um domínio utilizando alguma dessas técnicas proibidas!

A importância da Certificação Google Analytics para o Especialista em SEO

Experiência é com certeza importante para o profissional especialista em SEO. Mas essa experiência chega com anos de uso de ferramentas de web análise.

A ferramenta mais popular utilizada para web análise é o Google Analytics. É uma ferramenta muito completa de análise de comportamento do tráfego do site ou aplicativo. Com ela é possível filtrar dados e analisar públicos específicos que acessam o site. Saber quais páginas geram mais tráfego e qual é o comportamento do público que acessa o site através dessas páginas. Se seguem navegando no site ou se saem logo que acessam interferindo na taxa de rejeição, métrica muito importante para medir a qualidade dos conteúdos.

Trabalho com ela desde o início da minha jornada profissional e posso garantir que é a melhor ferramenta de web análise. Parte disso deve-se ao fato dela ser uma ferramenta desenvolvida pelo Google além dela evoluir em funcionalidades ao longo dos anos e a integrar com outras ferramentas importantes Google Adwords e Google Search Console.

Pensando em profissionalizar analistas em marketing digital o Google disponibiliza um centro de estudos online além de uma certificação em Google Analytics e Google Adwords. É necessário a realização de uma prova onde o profissional é avaliado pelos seus conhecimentos técnicos e estratégicos e caso passe com o mínimo exigido de acertos é então certificado pelo Google como especialista no uso do Google Analytics.

“Venho renovando a Certificação ao longo dos últimos 6 anos e posso garantir que ela tem feito a diferença na minha vida profissional. Não só pela credibilidade que ela trás… Mas pela garantia de eu estar alinhado com políticas de implementação e web análise do Google.”

A importância da implementação do Google Search Console para gerenciar a indexação orgânica e planejamento das estratégias de SEO

O Google Search Console é uma ferramenta do Google dedicada ao posicionamento das URLs do site nos resultados orgânicos quando determinadas palavras-chave são pesquisadas.

Além dela disponibilizar dados de volumes de impressões, cliques, métricas como CTR ela também possibilita uma renderização mais rápida das novas URLs enviando-as diretamente para o Google.

Ela também pode ser integrada ao Google Analytics ampliando ainda mais o volume de dados para análise.

Sempre utilizo ela nas minhas consultorias em SEO e sempre ajuda a identificar oportunidades de indexação para os conteúdos dos meus clientes além de confirmar se os esforços em produção de conteúdo estão ajudando no posicionamento geral do site nos resultados orgânicos.

É através do Google Search Console que podemos identificar e corrigir erros de indexação além de solicitar uma revisão caso alguma página tenha sido bloqueada por conter malware ou software malicioso.

Relatórios de análise de resultados e insights

O Google Analytics e Google Search Console já disponibilizam diversos relatórios mas a leitura e insights desses relatórios nem sempre são de fácil entendimento para o leigo, por isso a importância do especialista saber traduzir as métricas e análises dentro do contexto da estratégia de marketing da empresa.

Para criar bons relatórios é importante primeiro estar bem alinhado às estratégias de marketing da empresa, as análises também devem ser direcionadas para as expectativas do cliente, e essa análise deve contemplar insights de reposicionamento das estratégias de SEO.

Para os relatórios fazerem sentido para a estratégia é necessário que o site tenha os trackeamentos de eventos importantes implementados além de metas criadas no Google Analytics.

O visual é importante para um bom relatório, mas ele deve ser contextualizado e servir de apoio a leitura dos dados.

Consultoria de SEO Porto Alegre

A 30/30 é uma consultoria especializada em marketing digital para o micro e pequeno empreendedor, que necessita posicionar seu negócio em um cenário muito competitivo e que necessita de preços acessíveis para desenvolver e executar estratégias sejam elas: SEO, Google Ads, Facebook Ads, Email Marketing ou qualquer campanha em canais digitais.

Nos localizamos em Porto Alegre, mas atendemos clientes de todo o Brasil. Nossa metodologia e escopo de atendimento utilizam ferramentas e aplicativos que permitem um atendimento remoto e efetivo.

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