Marketing Digital para Restaurantes – O que é? Por que fazer? Como fazer?

O marketing digital para restaurantes é o conjunto de estratégias e produção de conteúdo, automações de marketing, campanhas de anúncios, técnicas de otimização de resultados orgânicos como SEO, SEO On-Page, SEO Off-Page, campanhas de Inbound Marketing, Email Marketing e demais ferramentas de marketing que buscam atrair clientes e gerar mais vendas além de desenvolver o relacionamento gerando maior taxa de retorno de clientes para o restaurante.

Esse conteúdo não tem como objetivo esgotar todo o conhecimento necessário para desenvolver o marketing digital para restaurantes. O tema é muito amplo e requer uma grande gama de capacitações técnicas e estratégicas. Mas esperamos demonstrar os principais conceitos, estratégias e ações básicas que podem direcionar o gestor de marketing do restaurante para ciclos de análises e reposicionamento das estratégias. Aqui no blog disponibilizamos diversos conteúdos com dicas para restaurantes além de semanalmente publicamos conteúdos para auxiliar os gestores dos restaurantes a obterem os melhores resultados nos canais digitais.

Existem diversos canais digitais e estratégias de marketing digital que podem e devem ser utilizadas para atrair novos clientes para o seu restaurante. Então vamos começar explicando quais são esses canais e estratégias e o por que utilizá-las no marketing digital do seu restaurante.

SEO para Restaurantes

O SEO é o conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo posicionar o site do restaurante nos primeiros lugares dos resultados orgânicos do Google. Os resultados orgânicos podem gerar um grande volume de tráfego qualificado atraindo novos clientes.

Se pensarmos no comportamento de turistas que buscam restaurantes para conhecer a gastronomia local podemos ter uma ideia da importância do SEO para atrair novos clientes.

Mas mesmo as pessoas que já moram na cidade podem desconhecer restaurantes próximos, principalmente quando estão em bairros muito distantes do seu. O Google nesses momentos é a principal ferramenta de busca por opções de restaurantes e ter o seu restaurante bem posicionado para as principais palavras-chave relacionadas é a garantia de sucesso na aquisição de novos clientes.

Se você tiver dificuldades nas definições de estratégias e planejamento para SEO nós podemos ajudar o seu restaurante. A 30/30 é especialista em SEO, saiba mais e veja alguns casos de sucesso.

Google Ads para Restaurantes

Diferente do SEO que gera resultados a médio e longo prazos, os anúncios utilizando o Google Ads para restaurantes podem ajudar a obter resultados mais imediatos. A possibilidade de contextualizar os anúncios com palavras-chave relevantes para o restaurante é o que torna o Google Ads um grande aliado do marketing digital para aquisição de novos clientes.

É muito importante mapear as principais palavras-chave para o restaurante. Podem ser palavras-chave relacionadas aos pratos, a culinária e rotas turísticas que o restaurante pode estar incluído. O planejador de palavras-chave do Google Ads pode ajudar a identificar esses grupos de palavras-chave, além de mostrar quais são os custos de cpc mínimo e cpc máximo para o dia, ajudando a projetar investimentos e performance de resultados dos anúncios.

A 30/30 pode ajudar no planejamento, criação, gestão e monitoramento das campanhas no Google Ads, garantindo os melhores resultados de performance para o seu restaurante.

Facebook Ads para Restaurantes

O Facebook é a maior rede social do mundo com cerca de 2,7 bilhões de usuários, sendo que só no Brasil são cerca de 130 milhões de usuários! Aí já podemos perceber a importância e o impacto que a rede social pode ter para as marcas e se levarmos em conta que um dos principais conteúdos são imagens e vídeos podemos ver o quanto o Facebook Ads pode ser utilizado pelo marketing digital do restaurante.

Com anúncios para restaurantes utilizando o Facebook Ads você pode alcançar pessoas que podem ter interesse em assuntos relacionados a gastronomia, culinária ou que estão buscando por promoções em restaurantes próximos. O Facebook Ads permite uma segmentação completa por interesses e dados demográficos, além de diversos formatos de anúncios garantindo grande alcance e possibilidade de otimização.

A 30/30 é especialista em anúncios para Facebook Ads. Entre em contato e solicite o contato de um de nossos consultores para tirar dúvidas e iniciar um planejamento para alcançar novos clientes.

Instagram Ads para Restaurantes

É inquestionável o poder de influência que o Instagram tem no comportamento de consumo e percepção de marcas para o brasileiro. Percebemos isso com a onda de influenciadores e de novas formas de consumo de conteúdo que são percebidas no uso da plataforma. Lives, stories, publicações, reels garantem ao Instagram um alto engajamento dos usuários com a rede social.

Uma forma rápida de explorar esse alcance é através do Instagram Ads. Com as possibilidades de segmentação por interesse e dados demográficos o Instagram Ads garante aos anunciantes um alcance qualificado gerando ótimos resultados para o marketing digital do restaurante.

A 30/30 pode ajudar o seu restaurante a explorar o máximo dos anúncios no Instagram Ads gerando alto engajamento com seu público e atraindo novos clientes.

Inbound Marketing para Restaurantes

O inbound marketing é o conjunto de estratégias, campanhas e ações que busca atrair novos clientes utilizando como principal pilar a disponibilização de conteúdos relevantes, seja em forma de posts em blog, materiais para download e até mesmo vídeos.

O inbound marketing utiliza diversas ferramentas para converter o tráfego qualificado em leads. Essas ferramentas podem ser ferramentas de email marketing, impulsionamento de conteúdos nas redes sociais, landing pages ou páginas de conversão e até mesmo ferramentas de gestão de leads ou CRM de vendas.

O marketing digital do restaurante pode obter bons resultados com inbound marketing. A divulgação de promoções com cadastros, eventos especiais com limitação de mesas e até mesmo reservas antecipadas.

Por que fazer marketing digital para o seu restaurante?

Já demonstramos diversas estratégias e suas vantagens, mas se levarmos em conta que hoje quase a totalidade das pessoas utilizam os canais digitais para interagir com as marcas e que esse comportamento influencia a decisão de compra, devemos incluir o marketing digital como um dos pilares do sucesso do restaurante.

Outro fator importante para iniciar o marketing digital do seu restaurante é a mudança de consumo do brasileiro durante a pandemia, que migrou muito do consumo direto no balcão para a opção de delivery on-line. E nesse ponto somente o marketing digital para posicionar o restaurante nos canais digitais de uma forma assertiva e que gere resultados.

Relacionamento com a base de clientes do restaurante

Manter a base de clientes ativa e consumindo do restaurante é também um fator essencial para o restaurante manter-se lucrando. As ferramentas de automação de marketing podem ajudar promovendo descontos, promoções, lançamentos e comunicando reservar para datas especiais.

Um novo paradigma do consumo para restaurantes

As dificuldades que surgiram para muitos negócios devido a pandemia exigiram uma reflexão profunda dos modelos de negócios. Os restaurantes assim como o turismo sofreram grande impacto negativo devido a necessidade do distanciamento social. Novas formas de consumo passaram a fazer parte da rotina dos brasileiros e os restaurantes tiveram que se adaptar a essas novas formas. O delivery online se tornou o principal canal de vendas dos restaurantes, mas as formas de atingir o alcance ideal para garantir a estabilidade das vendas é diversificada e de certa forma complexa exigindo capacitações que não faziam parte das experiências da maioria dos gestores de restaurantes.

A necessidade de compreender o comportamento de compra on-line e como esse comportamento acontece em multicanais é a principal dificuldade que eu vejo na maioria dos gestores de negócios e que é ainda mais acentuada nos gestores de restaurantes. Muitos acreditam que promover conteúdo no Instagram seja a solução, ou que anunciar descontos no Google Ads garanta a aquisição de novos clientes. De alguma forma tanto anúncios como impulsionamentos podem gerar resultados de forma isoladas, mas alcançar o potencial de resultados de cada canal necessita de estratégias integradas entre canais, para garantir a influência na tomada de decisão em cada momento da jornada de compras on-line.

Etapas da jornada de compra online

1º Momento | Reconhecimento de marca

Nesse momento o usuário está no momento inicial da jornada e geralmente desconhece marcas e soluções que podem resolver seu problema ou realizar seu desejo. As buscas por informações são geralmente mais abertas, exatamente para conhecer as marcas e suas soluções. Pessoas procurando por restaurantes de comida italiana ou por hamburguerias servem como exemplo.

2º Momento | Consideração de marca

Nesse momento o usuário já reconhece diversas marcas e se torna necessário filtrar as melhores, aquelas que vão entregar qualidade e certeza de resultado na aquisição do produto ou serviço. O usuário inicia um processo de comparação entre as marcas e serviços. Nesse momento os depoimentos e avaliações têm grande peso no comparativo. Mas demonstrar dados e informações que demonstram a experiência e autoridade da marca ajudam no processo, tais como: anos no mercado, casos de sucesso, taxa de aprovação, etc. Nesse momento as buscas por melhores pratos da gastronomia italiana, melhores restaurantes italianos, melhores hamburguers e melhores hamburguerias servem como exemplo.

3º Momento | Decisão de compra

Nesse momento o usuário já definiu as melhores marcas e inicia o processo de busca por melhores preços, condições de pagamento, descontos e promoções, prazos de entrega, qualquer benefício como uma vantagem extra na compra. Ações promocionais para datas especiais ou descontos em combos servem como exemplo.

Se integrarmos as campanhas e estratégias dos canais digitais para que tenham impacto em cada um desses momentos, tanto a aquisição de tráfego qualificado quanto o volume de vendas aumenta uma vez que reconhecimento e consideração de marcas ficam por muito mais tempo na lembrança de marcas, em segundo momento as pessoas podem se tornar cliente do restaurante.

Estratégias para aquisição de tráfego qualificado para restaurantes

Devemos dar foco nas formas de buscas que as pessoas fazem quando estão no início da jornada. Com isso é possível definir quais campanhas e estratégias utilizar para a aquisição de tráfego qualificado.

Eu utilizo o planejador de palavras-chave do Google Ads para auxiliar a formar grupos de palavras e expressões relacionadas aos assuntos que vou utilizar para criar campanhas, anúncios e conteúdos, tanto para SEO quanto para anúncios no Google Ads. Isso também ajuda muito no momento de criar conteúdos gráficos para Instagram e Facebook, tanto para os conteúdos contidos nas imagens, legendas como na definição de interesses do público.

Definindo métricas e KPI’s para restaurantes

Cada momento da jornada deve ter métricas e KPI’s para ajudar a analisar os resultados e otimizar campanhas. Algumas métricas são comuns a canais digitais diferentes, como métricas de visualização por exemplo que podem ser utilizadas para avaliar os resultados de exposição nos resultados orgânicos como anúncios nas redes sociais por exemplo.

Vamos falar de algumas dessas métricas e KPI’s para os principais canais digitais e que vão ajudar você a avaliar as estratégias e campanhas de restaurantes.

Métricas e KPI’s para reconhecimento de marca

Nesse momento é importante garantir a visualização da sua marca e as formas que ela pode auxiliar na realização de um desejo ou na resolução de um problema. Como geralmente as pessoas estão buscando respostas de formas mais amplas é importante ter a marca visualizada mais vezes possível gerando lembrança de marca e garantindo que no segundo momento da jornada ela seja lembrada de forma positiva para comparativos.

Métricas como: volume de impressões, média de páginas visualizadas por usuários, volume de cliques, taxa de engajamento, tempo médio no site, podem ajudar bastante a avaliar os resultados de campanhas, anúncios e conteúdos.

Métricas e KPI’s para consideração de marca

No segundo momento da jornada é quando as pessoas comparam marcas e soluções e por isso a etapa de reconhecimento de marca é tão importante para auxiliar nesse momento uma vez que uma lembrança positiva é o primeiro item para influenciar a consideração de marcas. Criar conteúdos e campanhas que comprovam o valor da marca e a solução é o melhor caminho para influenciar a consideração de marcas. Campanhas utilizando depoimentos, casos de sucesso e features podem auxiliar nesse momento.

Métricas que podem auxiliar: taxa de retorno, taxa de engajamento de páginas importantes (casos de sucesso, novas features, etc.), volume de solicitações de informações por formulários de contato e volume de solicitações de teste (apps e plataformas), pode auxiliar na avaliação de resultados.

Métricas e KPI’s para decisão de compra

No momento de decisão de compra é quando as pessoas procuram por vantagens, melhores preços e podem negociar planos e contratos (serviços).

Métricas que podem auxiliar: volume de vendas (KPI), volume de solicitações de customização, volume de utilização de cupons de desconto. É importante observar que muitos conteúdos e campanhas da etapa de consideração de marcas podem auxiliar reforçando os valores da marca e solução nesse momento de decisão de compra.

Conclusão

As métricas devem ser avaliadas e os KPI’s devem ser os principais norteadores das campanhas. Sem eles ficamos às cegas e tudo não vai passar de achismo e tiro no escuro. É muito fácil se enganar e achar que um canal é melhor que outro, devido a uma geração de vendas maior, mas devemos lembrar que para atingir o potencial de cada canal devemos integrar as ações exercendo influência ao longo da jornada até a decisão de compra.

Canais digitais e principais estratégias para restaurantes

A ideia não é esgotar todas as possibilidades de uso dos principais canais digitais, mas dar dicas que podem evoluir através de web análise e otimização.

Google SEO para Restaurantes

Ao longo de 16 anos de experiência à frente das estratégias digitais de diversos tipos de negócio posso afirmar que o SEO é de longe a estratégia de maior resultado e impacto na jornada de compras online.

Os restaurantes podem utilizar o SEO para atrair muito tráfego qualificado. Existem diversas buscas que podem auxiliar na aquisição de novos clientes. Desde de buscas mais abertas como “restaurante perto” até buscas mais específicas como “melhores churrascarias”.

Conseguir boas posições nos resultados orgânicos requer muito planejamento e produção de conteúdos constantes. Existe muita concorrência e acompanhar os principais concorrentes nos resultados orgânicos é vital para o sucesso das estratégias de SEO. Faça uma análise dos conteúdos melhores posicionados, extraindo densidade de palavras, estrutura de tópicos, quantidade de imagens, referências, etc. Com isso defina a estrutura ideal para a produção de cada conteúdo.

Existem diversas formas de produzir conteúdo para SEO, eu indico o planejamento em clusters, que vai ajudar a construir uma trilha de conteúdo levando-se em conta as diversas possibilidades de buscas que um usuário pode realizar ao longo de uma jornada de compras online.

Para planejar a produção de conteúdos agrupe as palavras-chave por relevância e por etapas da jornada. Palavras como: restaurantes em porto alegre, gastronomia italiana em porto alegre e gastronomia portuguesa em são paulo são exemplos de buscas relacionadas ao início de uma jornada ao qual chamamos de reconhecimento de marca. Em um segundo momento também chamado de consideração de marcas, você pode estruturar conteúdos para buscas mais específicas como melhores pratos gastronomia italiana ou melhores vinhos para massa carbonara. Já na etapa de decisão de compras você pode produzir conteúdos divulgando cardápios especiais para datas comemorativas, promoções e depoimentos.

Existem diversas perspectivas para definir o planejamento em clusters. Você pode começar pensando em perfis de usuários locais, mas é importante pensar na perspectiva de um turista que desconhece a região e busca por opções gastronômicas. O turismo pode ser uma boa fonte de inspiração para o planejamento de conteúdo para SEO.

Google Ads para Restaurantes

Com o Google Ads é possível atrair tráfego qualificado imediatamente para o site do restaurante. Como o SEO requer tempo para adquirir autoridade e boas posições nos resultados orgânicos, o Google Ads pode ser um caminho mais rápido para alcançar um público interessado.

Utilize os agrupamentos de palavras-chave que você definiu para as estratégias de SEO para criação das campanhas e anúncios. Conforme o SEO for posicionamento os conteúdos nas principais palavras-chave você pode ir pausando essas mesmas palavras-chave no Google Ads, poupando o crédito para outras palavras-chave.

Leve em conta o tom de comunicação dos anúncios, lembre das etapas da jornada de compra online e das expectativas dos usuários, os títulos e descrição devem gerar a influência necessária para cada uma das etapas: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compras.

Facebook Ads e Instagram Ads para Restaurantes

O Facebook e Instagram fazem parte da rotina digital da maioria dos brasileiros. O instagram por exemplo tem um forte impacto na percepção de valor dos restaurantes uma vez que os usuários publicam muitas fotos de pratos nos seus perfis. Por experiência, vejo que o Instagram e Facebook geram grandes impactos nas etapas de consideração de marca e decisão de compras para restaurantes.

Uma dica do próprio Facebook é impulsionar publicações que tenham um aspecto mais real e não tão publicitário. Imagens mais reais geram muito mais engajamento e isso é importante para alcançar um público maior além de atribuir uma percepção de valor maior.

Vale investir em boas fotos, com edições mais profissionais. Pratos bem apresentados geram mais expectativas e agregam mais valor na prestação de serviços do restaurante.

O Facebook e Instagram permitem segmentar o público por interesses além de dados demográficos permitindo alcançar um público muito qualificado. Se você definir as personas ideais para suas campanhas ficará muito mais fácil definir essas segmentações. Personas são construídas levando-se em conta costumes, comportamento, dados demográficos, desejos, toda a informação necessária para auxiliar na definição de modelos de perfis ideais para estratégias e campanhas digitais.

Email marketing e automação de marketing para Restaurantes

À primeira vista o email pode parecer estranho como canal para estratégias digitais para restaurantes, mas muito disso se deve ao mal uso do email e a não integração dele dentro de uma estratégia mais completa. O inbound marketing por exemplo utiliza ferramentas de email marketing como principal meio para relacionamento e nutrição de leads.

O restaurante pode se beneficiar com a distribuição de cupons, mensagens de feliz aniversário, divulgação de campanhas comemorativas, datas especiais, e até mesmo sorteios de campanhas de engajamento.

A dica é pensar em fluxos de emails que podem ser interessantes e que entreguem conteúdos relevantes para os clientes. Dicas gastronômicas, receitas e eventos podem ser uma boa inspiração para criar emails com ótimos conteúdos.

Conclusão

A ideia foi passar uma visão geral e algumas dicas que podem ser implementadas imediatamente. São muitas possibilidades de estratégias que você pode ir evoluindo conforme os resultados forem surgindo. Uma dica final importante é sempre ter uma ferramenta de web análise como o Google Analytics para auxiliar na análise de resultados. Com isso você consegue identificar campanhas de maior resultados e assim priorizar investimentos e tópicos de conteúdos de maior impacto na jornada de compra online.

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