SEO + Google Ads para Restaurantes

Por que SEO é importante para o reposicionamento dos restaurantes

Recentemente o estudo “The Most Influential Brands (MIB)” realizado anualmente pela Ipsos mostrou que o Google é a marca de maior influência entre os brasileiros. Isso demonstra um um novo hábito de consumo e busca por conteúdos relevantes, decorrente da pandemia. A busca por serviços, marcas, produtos e até mesmo promoções se tornou um comportamento diário na vida dos brasileiros. Os restaurantes não ficaram de fora e o Google se tornou uma das principais ferramentas de marketing para os restaurantes.

Só no mês de Março tivemos um crescimento de 123% na busca pela palavra-chave delivery, saltando de 165 mil buscas em Fevereiro para 368 mil buscas em Março. Isso mostra o potencial de alcance da busca do Google para os restaurantes. E se pensarmos que o grupo de palavras-chave relacionadas a restaurantes é muito maior, podemos ter uma ideia do quanto é vital para os restaurantes buscarem um posicionamento no mecanismo de busca, seja nos resultados orgânicos através de estratégias de SEO ou mesmo em anúncios através do Google Ads.

Planejamento de pautas para produção de conteúdo

A intenção aqui não é esgotar todas as estratégias envolvendo SEO ou Google Ads, mas sim dar dicas iniciais para que os restaurantes busquem melhores formas de obter resultados positivos com o mecanismo de busca do Google.

Para que o SEO gere bons resultados é necessário um planejamento de produção de conteúdo relevante que tenha impacto na tomada de decisão do usuário. A tomada de decisão passa por etapas como reconhecimento e consideração de marca e finalmente pela decisão de compra. O desconhecimento de restaurantes próximos é um exemplo de busca que tem impacto no reconhecimento de marca, já a busca por melhores restaurantes de comida italiana por exemplo tem impacto na consideração de marcas. Muitas vezes cruzamos essas informações obtendo assim um mapa mental das melhores e mais próximas opções de restaurantes. Promoções e descontos nem sempre são melhores posicionados nos resultados orgânicos, mas conteúdos relacionados a datas especiais como onde jantar no dia dos namorados pode ajudar muito na decisão do usuário na escolha do melhor restaurante, por exemplo.

Um caminho curto para obter dicas de pautas para produção de conteúdo para SEO é seguir as sugestões de buscas do próprio Google. Alguns resultados contém sugestões de outros tópicos relacionados pesquisados pelos usuários. Muitos desses tópicos fazem sentido para uma produção de conteúdo e podem ajudar a posicionar melhor o restaurante nos resultados orgânicos.

Veja alguns tópicos sugeridos pelo Google para a busca de melhores restaurantes.

  • Quais os melhores restaurantes de Porto Alegre?
  • Onde almoçar no domingo em Porto Alegre?
  • Onde lanchar em Porto Alegre?
  • Quais os melhores restaurantes de Gramado?

É importante notar que o Google contextualizou as sugestões para Porto Alegre, pegando a minha geolocalização no momento que fiz a busca.

Outra dica é organizar todas essas pautas em uma estrutura de clusters. Hierarquizando os conteúdos e hiperlincando uns aos outros tornando a navegação mais fluida e com isso aumentando as chances de impacto na decisão de compra do usuário. Veja o conteúdo completo que produzimos sobre planejamento de conteúdos em clusters.

Como o Google Ads pode atrair novos clientes para os restaurantes

Os resultados do SEO geralmente são a médio e longo prazos, e isso pode interferir na atração de novos clientes pro restaurante. Por isso o Google Ads pode ser uma boa solução para o posicionamento do restaurante nos resultados de pesquisa. Mesmo com anúncios é necessário planejamento e otimização nas páginas de destino dos anúncios. Esses cuidados garantem custos menores de cpc.

Eu sempre utilizo o Google Analytics na análise de performance dos canais digitais. Quando metas de conversão estão criadas é possível identificar em qual momento da jornada de decisão cada canal tem maior impacto. Isso permite, por exemplo, identificar se anúncios no Google Ads têm maior impacto em reconhecimento ou consideração de marcas ou na etapa final de decisão de compra. Sempre lembro que não existe um canal melhor que o outro ou um momento melhor que o outro. Muitos podem cair na ilusão de apostar na etapa de decisão, mas nós sabemos que dificilmente decidimos por uma marca que não consideramos frente a outras e não consideramos marcas que não reconhecemos. Isso nos leva a dar atenção à importância de ajustar os anúncios com o tom de comunicação para o momento da etapa que ele gera maior impacto. Um exemplo disso é não utilizar anúncios promocionais para o restaurante quando se identifica que o Google Ads pode gerar maior impacto na etapa de consideração de marca, onde anúncios com ênfase em depoimentos, avaliações e qualidade fazem maior sentido.

Palavras-chave para restaurantes

O grupo de palavras-chave relacionadas a restaurantes é muito grande, por isso vamos colocar aqui um grupo reduzido junto com a concorrência (baixa, média ou alta), média do volume de busca e cpc mínimo e máximo atual.

  • restaurantes // 1.000.000 média de buscas mensais // concorrência baixa // cpc mínimo de R$ 1,13 cpc máximo de R$ 4,52
  • delivery // 246.000 média de buscas mensais // concorrência baixa // cpc mínimo de R$ 1,30 cpc máximo de R$ 5,56
  • tele entrega // 12.000 média de buscas mensais // concorrência baixa // cpc mínimo de R$ 1,59 cpc máximo de R$ 5,47
  • lancheria // 246.000 média de buscas mensais // concorrência baixa // cpc mínimo de R$ 1,36 cpc máximo de R$ 4,41
  • restaurante japonês // 90.500 média de buscas mensais // concorrência baixa // cpc mínimo de R$ 0,85 cpc máximo de R$ 3,70

Planejamento de orçamento

Você pode verificar que os valores de cpc mínimo e máximo variam de palavra para palavra e isso pode ser um dificultador no momento de decidir o quanto investir nos anúncios. Geralmente eu faço investimentos pequenos de R$ 150,00 por grupo pequeno de palavras-chave a fim de descobrir aquelas com melhor resultado. A ideia principal é descobrir o quanto é necessário para cada conversão e com isso projetar o investimento e potencial de vendas e aquisição de clientes. Com isso definido é possível definir um orçamento ideal para as metas do marketing digital do restaurante.

A 30/30 pode fazer uma análise inicial gratuita de investimento e grupo de palavras-chave para o seu restaurante. Basta entrar em contato através do formulário no final da página.

Conclusão

Podemos verificar que o SEO e Google Ads podem ajudar no posicionamento digital do restaurante e que para isso é necessário planejamento e análise de resultados. A web análise e o uso de ferramentas como Google Analytics podem fazer a diferença nas otimizações de resultados, por isso vale muito investir um tempo para o aprendizado de métricas e KPI’s de performance.

Consultoria SEO + Google Ads para Restaurantes

A 30/30 pode ajudar o seu restaurante a se posicionar nos canais digitais e com isso aumentar a geração de leads, vendas e aquisição de novos clientes. Você pode ter uma análise dos canais digitais do seu restaurante com dicas de reposicionamento além de um mês gratuito de gestão das campanhas de Google Ads e planejamento inicial do SEO. Solicite o contato com um de nossos consultores que entraremos em contato imediatamente.

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