SEO não é um puxadinho do marketing digital
Não se deixe levar pela onda da gestão de tráfego! Investir em publicidade paga é importante, ainda mais quando precisamos de um resultado imediato, mas isso não deve ser a regra, não se deve negligenciar o poder e alcance da autoridade construída em cima de resultados orgânicos.
Alguns clientes chegam a mim buscando SEO como um esforço de baixo investimento e sem foco. Isso é uma falha, e das grandes, porque os resultados podem demorar além do esperado para chegar e na maioria dos casos os gestores dos negócios acreditam que SEO não dá resultados. A credibilidade do consultor SEO é questionada e isso é uma grande injustiça para não dizer desonestidade. Por experiência os clientes que tiveram paciência e foco firmes no SEO são aqueles que hoje possuem os melhores resultados e de uma forma muito mais sustentável já que os custos de aquisição de leads caem drasticamente.
Alguns clientes chegam com a intenção de “tentar” ficar a frente do concorrente nos resultados orgânicos. SEO não é um puxadinho que o negócio utiliza só para dizer que faz. É certo que um ou mais concorrentes, com mais experiência em estratégias de marketing digital já perceberam o potencial do SEO e estão colhendo os frutos de estratégias bem executadas. A casos ainda mais críticos de clientes que “vão e vem” para o SEO. Iniciam a execução das estratégias, produção de conteúdos, mas desistem e cortam os investimentos e deixam o SEO no fundo do ba, ai lá pelas tantas, um ano, dois anos depois retornam com as estratégias, e assim seguem anos. Disciplina, foco e investimento em produção de conteúdo com qualidade devem ser mantidas mesmo após resultados atingidos.
Pare de deixar o SEO pra lá, para depois, quando tiver tempo, por que tempo é um KPI importante no SEO e quanto mais volume de produção de conteúdo você tiver dentro de um espaço de tempo menor, mais rápido você vai chegar lá.
E não se esqueça que o SEO tem uma forte relação com o Google Ads. E essa relação é financeira, por que no momento que você atinge boas posições nos resultados orgânicos para as principais palavras-chave que você investe no Google Ads, então não se faz mais necessário esse investimento. Com isso você pode direcionar os investimentos para grupos de palavras-chave mais diferenciadas, e mesmo assim com o tempo você percebe que os custos por cliques reduzem, já que o usuário vai chegar em um site via anúncio, que possui alto volume de conteúdo relevante e isso pode garantir uma experiência de navegação mais completa e relevante, gerando mais reconhecimento e consideração de marca.
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