O que postar no Instagram de uma clínica?

Um bom posicionamento no digital permite que sua marca seja vista da forma que deseja, e além disso, engaja as pessoas que estão interessadas no seu conteúdo também. Aprenda a criar bons conteúdos para o Instagram da sua clínica neste post. 

O que postar no Instagram de uma clínica?

É bem comum que no começo você seja metralhado por uma série de informações e fique até meio perdido sobre como iniciar seu cronograma de conteúdos. Mas calma, iremos pontuar passo a passo como você pode organizar isso.

Primeiramente você deve tomar todos os cuidados possíveis com o conteúdo que for publicar, isso por que eles envolvem pacientes que passaram pelo seu consultório. Portanto, tome as medidas necessárias para garantir que esse conteúdo possa ser utilizado sem maiores problemas. Você pode criar um termo em que o paciente se mostre consciente do uso da sua imagem. Outro ponto bastante importante é entender como você pode utilizar determinadas imagens e vídeos realizados na sua clínica, você consegue encontrar um manual de boas práticas dentro do Manual de Publicidade Médica do CFM. Feito isso, agora vamos as ideias de publicações. 

1- Utilize conteúdo “tira dúvidas”: Esses conteúdos são aqueles que fisgam o usuário pelo fato de gerar interação imediata. Você pode utilizar as “enquetes” e “caixa de perguntas” do próprio aplicativo para instigar o usuário a interagir com você. Basta pedir para que lhe mandem uma dúvida frequente sobre determinado serviço oferecido e responder por vídeo em reels ou stories. 

2- Mostre os mitos e verdades da sua especialidade: É muito comum que existam certas opiniões errôneas dentro da sua especialidade médica, portanto, tirar essas dúvidas por meio de enquetes divertidas como o “mito ou verdade” é muito bom para chamar a atenção do seu público. 

3- Mostre as novidades da sua clínica: Explique novos procedimentos, tratamentos e novidades médicas (dentro do regulamento do CFM), os usuários gostam de saber dos bastidores. 

4- Mostre curiosidades da sua especialidade: Como dito anteriormente os usuários da rede são curiosos. Então dê isso a eles. Apresente dicas e coisas que você sabe que pode impactar de certa forma quem é leigo no assunto. 

5- Produza conteúdos que sejam de acordo com seu público: É sempre um desafio criar conteúdos para as redes. Porém, você deve atentar-se ao que seu público gosta de consumir, e só perceberá isso criando conteúdos, analisando a frequência e o quanto ele engaja quem o consome. Se necessário, também é indicado fazer ajustes a fim de entregar sempre um conteúdo de valor e que seja interessante para os usuários.

Ideias de stories para clínica

Para movimentar ainda mais a sua rede, seus stories serão o combustível. Portanto, invista em conteúdos rápidos de serem consumidos. 

Você pode iniciar a semana com uma mensagem motivacional e utilizar recursos da rede como as “enquetes” para saber como as pessoas estão, exemplo: Como você acordou hoje? Disposta, mais ou menos ou animada? Não deixe de esbanjar os recursos que a plataforma oferece como quizzes, caixa de perguntas, enquetes, reações e muitas outras. 

Já no decorrer do dia poderá introduzir outros stories da sua clínica, mostrando seu dia a dia, os bastidores de procedimentos, e também conversar sobre o seu dia com os usuários caso tenha ocorrido algum caso novo. 

Durante os outros dias da semana pode adentrar mais conteúdos sobre o seu ambiente de trabalho, mostrando fotos ou vídeos da clínica, antes e depois de pacientes (caso haja) e alguns atendimentos (sempre com o consentimento do paciente).

Você também pode se apresentar melhor ao público mostrando suas especialidades, contando curiosidades da sua vida profissional. Isso torna a comunicação mais humana e traz conexão com quem você está falando. 

Crie conexão com os seus pacientes interagindo com publicações e conteúdos que eles fizeram na sua clínica. Também é legal você criar enquetes para conhecê-los melhor, pergunte sobre cidade, gênero, idade, preferências, tudo que pode lhe ajudar a criar posts que vão combinar com os gostos de quem lhe acompanha.

Como montar um plano de stories?

Você deve sempre pensar com uma semana de antecedência para garantir stories autorais e fiéis a sua marca. Confira abaixo algumas dicas: 

1- Planeje sem calendário e deixe todas as fotos, vídeos e gifs preparados com uma semana de antecedência. Organize em uma planilha ou em uma tabela simples.

2- Seja cuidadoso mas não perfeccionista, pois o que você publicar nos stories terão validade de um dia apenas. Então use e abuse dos próprios recursos do Instagram, para gerar mais proximidade com seu público. 

3- Em tudo, veja a possibilidade de criar um conteúdo legal. Não fique focado apenas na venda ou em mostrar seus serviços. Diversifique um pouco trazendo mais do seu cotidiano para lá. 

4- A cada semana, analise os números e colete as informações para perceber quais são os dias e horários que você tem mais audiência, e quais stories tiveram mais reações e respostas.

5- Separe os blocos de conteúdo que mais engajaram e fazem mais sentido com a sua marca em “destaques” para que eles sejam fixados no seu perfil. 

Ideias de reels para clínica

O formato de reels atualmente é o mais utilizado e engajado dentro do Instagram. Então aposte tudo na sua criatividade para trazer conteúdos diferentes e que deem match com seu público. 

Você pode utilizar algumas caixinhas de pergunta para responder em reels ou enquetes. Também é legal criar um vídeo curto mostrando o ambiente da sua clínica, os espaços onde apenas pacientes possuem acesso, do porteiro até a recepcionista. 

Fique atento também às campanhas de conscientização como “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Dezembro Laranja”, elas são excelentes para a produção de conteúdos rápidos, com informações objetivas de conscientização.

Caso você participe de congressos ou cursos ou demais eventos relacionados à sua  área de atuação, também pode gravar vídeos pequenos. Essa ação simples demonstra a aquisição de novos conhecimentos. Além disso, é uma forma de compartilhar o seu cotidiano.

Ao ter uma reflexão com determinada leitura ou conteúdo que consumir, você também pode expor isso para o seu público em forma de reels. Esses conteúdos são muito consumidos atualmente e tendem a engajar bastante. 

O que postar no Instagram para viralizar?

Inicialmente você deve saber que existem os melhores horários para conseguir viralizar um vídeo no reels. Geralmente, o início da manhã, o horário do almoço e o fim da noite são propícios para bons resultados. Então, vão aí algumas dicas para você viralizar no Instagram com seus vídeos do Reels:

  • Saiba o horário certo de postar o vídeo;
  • Use as hashtags mais populares;
  • Siga as tendências do Instagram;
  • Use as palavras-chave mais assertivas;
  • Tenha boa qualidade de imagem;
  • Não copie o conteúdo de outras redes sociais.

Quais hashtags usar

Na internet a hashtag é utilizada como um tipo de “termo de pesquisa”, que direciona o usuário para páginas com publicações relacionadas ao tema. Para começar a incluir hashtags nos seus posts você deve seguir algumas dicas bem importantes para evitar cometer alguns erros bem comuns. Confira abaixo as dicas que listamos: 

1- Analise as hashtags utilizadas por outros especialistas da sua área. Perceba ao tentar utilizar uma hashtag se ela é bem utilizada ou não. Você não vai querer colocar seu conteúdo linkado a uma hashtag que não possui mais de 200 publicações. Então fique atento nisso. 

2- Utilize hashtags que tenham a ver com o tema que você quer abordar. É importante adotar termos que estejam relacionados ao post. Caso contrário, usuários que encontrarem seu conteúdo quando pesquisam algo ficarão frustrados. Se isso acontecer, eles não vão se engajar ou visitar seu perfil, mesmo que cheguem a ver seu post.

3- Não utilize tantas hashtags por post. O limite da plataforma é 30, mas você deve chegar até 15. Isso porque seu conteúdo pode se tornar poluído.

4- Cuide com a ortografia das suas hashtags, não vai querer ter um erro de português no meio do seu post não é mesmo? Além disso, se digitar errado a sua hashtag ela pode não ser vinculada ao nome que deseja tornando seu conteúdo invisível dentro da hashtag correta. 

5- Tome cuidado com hashtags banidas do Instagram. Algumas hashtags foram banidas das redes sociais por causa do comportamento dos usuários em diversas partes do mundo. A popular #sextou por aqui, por exemplo, é uma das que nunca deve fazer parte da sua estratégia.

Como a 30/30 para ajudar a sua clínica a gerar melhores resultados com planejamento de conteúdos para Instagram

Ninguém voa tão alto se estiver sozinho, portanto invista em uma empresa que acompanhe você nessa jornada e faça sua clínica traçar voos ainda maiores no marketing digital. 

Com a 30/30 você verá as engrenagens do seu negócio funcionando, através de estratégias de SEO avançadas, campanhas de Google Ads otimizadas e anúncios e impulsionamentos para Instagram e Facebook. Além disso tudo, é claro, terá um atendimento personalizado com uma mentoria de marketing exclusiva, com estratégias que irão garantir que a sua marca tenha um melhor posicionamento nos canais digitais e alcance o maior número de leads qualificados. 

Confira o depoimento de um de nossos clientes que obteve 60% de crescimento ao ano com as estratégias de marketing da 30/30: 

Esse resultado também pode ser o da sua clínica, bora?

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