Hoje vamos iniciar uma série de conteúdos exclusivos de marketing digital para os nossos clientes. Uma parceria exclusiva entre a Consultoria 30/30 e Automatize. São dicas que vão auxiliar nas estratégias de posicionamento digital de bares, restaurantes e cafeterias. Essas dicas vão ajudar a atrair mais tráfego qualificado e otimizar campanhas nos diversos canais digitais, tais como: Facebook, Instagram, Resultados Orgânicos no Google, Anúncios no Google, melhorias da experiência de navegação do site, email marketing, etc.
Então, vamos dar 7 dicas de otimização de campanhas para o Facebook.
1 – Utilize o pixel de acompanhamento para rastrear o comportamento de conversão
O maior recurso de otimização de campanhas no Facebook com certeza é o pixel de acompanhamento. É através do pixel que você vai identificar quais anúncios da campanha obtêm melhores resultados.
O pixel de acompanhamento identifica quais os melhores anúncios e, a partir daí, faz ajustes para exibir o anúncio a um público com maiores chances de convertê-lo.
Exemplo:
Se uma campanha tem três anúncios, um para cada prato em promoção, ambos atraem grande tráfego, mas somente um dos anúncios efetivamente se converte em mais reservas para o restaurante. Assim, não faz sentido exibir os demais anúncios ou continuar exibindo para o mesmo público. Então, através do registro do comportamento do público que converteu, o Facebook otimiza a exibição dos anúncios para um público com maiores chances de converter em mais reservas.
Isso só é possível fazer com a implementação do pixel de acompanhamento no site. São duas etapas necessárias: uma onde o pixel é implementado no cabeçalho de todas as páginas do site, e o outro, através de um código, onde o comportamento de conversão acontece. O envio do formulário de solicitação de reserva pode ser um evento onde esse código de registro de conversão deve ser implementado.
Existem diversos outros comportamentos que podem ser acompanhados pelo pixel. Uma dica é conversar com um desenvolvedor web, para que visualize todas as possibilidades de eventos que podem servir para rastrear um comportamento importante para o site do restaurante.
Dependendo da plataforma ao qual seu site foi desenvolvido (WordPress por exemplo), o Facebook disponibiliza recursos de integração fáceis de serem utilizados para implementação do pixel de acompanhamento.
2 – Nem tudo acaba no Facebook. Utilize urls de rastreamento de campanhas
Ok… você atraiu tráfego e gerou conversões, mas qual o comportamento desses usuários que converteram no site? Quais páginas de conteúdo eles visualizaram antes de finalizar a solicitação de uma reserva? Quais páginas de pratos mais participaram dessa decisão? Como uma campanha pode conter diversos anúncios, temos que utilizar algum recurso que possibilita isolar grupos de usuários por anúncio, para que possamos fazer análises mais profundas do comportamento de navegação desses usuários. Esse recurso são as variáveis utm’s do Google Analytics.
Com essas utm’s você pode criar urls personalizadas para cada campanha, anúncio, origem e mídia. Assim você consegue utilizar essas URLs na criação dos anúncios no Facebook.
O Google possui uma ferramenta gratuita que facilita a criação dessas urls. Acesse aqui.
Você pode fazer essas análises utilizando o relatório de Funis Multicanal no Google Analytics. Para saber mais acesse a documentação oficial do Google aqui.
3 – Existe um universo de interação entre o clique no anúncio e a conversão
Como comentei anteriormente, com o Google Analytics você consegue analisar e identificar quais conteúdos participam da navegação dos usuários até a conversão.
Sabendo disso, é importante produzirmos conteúdos relevantes e que estimulem a decisão dos usuários em fazer uma reserva.
É importante sempre produzir conteúdos que tenham impacto no comportamento de compra on-line. Lembrando que as etapas são: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra. Você deve ter conteúdos para cada uma destas etapas, com o objetivo de estimular o usuário a avançar na jornada de compra.
4 – Teste A/B para descobrir quais segmentações atraem mais clientes para o restaurante
Já comentei, nas dicas acima, sobre a importância de identificar quais anúncios geraram melhores resultados. O Facebook possui uma funcionalidade dedicada a testes A/B.
Uma grande vantagem no teste A/B é a possibilidade de definir dois públicos para o mesmo anúncio e, assim, identificar qual que gera melhores resultados.
Exemplo de campanha com teste A/B
Imagine uma campanha com um cupom promocional de 15% de desconto para a pessoa que levar alguém para um jantar. Você poderia definir dois públicos para identificar qual o que gera melhores resultados. Um público definido com o gênero feminino e outro com o gênero masculino. Um público com com uma faixa etária dos 25-34 anos e outro com a faixa etária dos 35-44 anos. Poderia também fazer outro teste com gênero e faixa etária. No final do teste, o Facebook envia um relatório detalhado dos resultados. Com esses dados em mãos você consegue ser muito mais assertivo nas próximas campanhas.
5 – Utilize a análise de comportamento para produzir imagens com maior envolvimento
Uma ferramenta muito útil na otimização de campanhas é o monitoramento de redes sociais. Existem ferramentas específicas para esse tipo de análise. Com uma ferramenta de monitoramento, você pode, por exemplo, coletar itens (posts por exemplo) que contenham determinada hashtag na descrição. Uma foto no Instagram que contenha a hashtag #foodporn poderia ser coletado por uma ferramenta de monitoramento de redes sociais. Qual a vantagem disso? Pensando em um único post não é relevante, mas pensando em milhares de post se torna uma poderosa ferramenta de análise de comportamento.
Imagine que você coletou 1000 posts contendo a hashtag #foodporn – com uma ferramenta de monitoramento você vai conseguir identificar quais os horários de maior pico de publicação e, assim, definir o melhor horário quando for publicar um conteúdo relacionado. Dia da semana também é outra informação importante que você consegue identificar com uma ferramenta de monitoramento.
Mas a maior funcionalidade é o uso de tags (etiquetas) que você pode aplicar nos itens monitorados (coletados). Essas tags podem ser aplicadas manualmente, item a item, e automaticamente através de regras de automação.
Outro exemplo
Imagine que você coletou 1000 itens contendo a hashtag #foodporn. Agora seria interessante você identificar como essas fotos foram tiradas. Se foram utilizadas em um jantar em restaurantes, ou numa mesa bem organizada em casa, se as pessoas colocam ou não uma taça de vinho junto aos pratos, etc. Você pode criar tags para cada um desses comportamentos e aplicar nos itens monitorados. Depois de aplicar as tags, você pode verificar o volume de itens por tag e identificar quais os comportamentos mais replicados entre as pessoas. Por que isso é importante? Por que você vai saber qual o comportamento que gera maior simpatia com o público e, assim, produzir imagens que geram maior engajamento e envolvimento. Também vai conseguir cruzar os melhores horários e dias da semana por comportamento. As possibilidades são diversas.
OBS: Você pode estar se perguntando o por quê de utilizar um monitoramento no Instagram em vez do Facebook?! Primeiro, é por que o Facebook tem certas restrições de monitoramento de publicações, por mais que o usuário deixe a publicação em modo público, leis americanas restringem ferramentas de monitoramento. Segundo, é que o Instagram é uma rede social onde o principal uso é compartilhar coisas que as pessoas realmente acham legais. Como nosso objetivo é identificar quais os comportamentos mais legais para produzir as imagens para as campanhas do restaurante, o Instagram acaba sendo uma ótima fonte de análise.
6 – Utilize o Público semelhante para atrair novos usuários com o comportamento semelhante aos usuários que já converteram nas campanhas
Ok, você já implementou o pixel de conversão, já fez campanhas e já está obtendo resultados. Agora você pode criar públicos semelhantes. Como isso funciona? O Facebook pega aqueles usuários que converteram e os analisa. Então, a partir disso, começa a exibir os anúncios para um público com comportamento e dados demográficos semelhantes, aumentando muito a chance de atrair usuários que têm maior probabilidade de se converter.
Imagine alcançar usuários com comportamentos semelhantes aos melhores clientes do restaurante! Aqueles clientes mais assíduos e com maior ticket de consumo! Com a utilização de públicos semelhantes você pode chegar até essas pessoas.
O Facebook pode criar o público semelhante a partir de dados do pixel, dados de aplicativo móvel ou fãs da página. Um ponto muito importante é a qualidade dos dados de origem para criar um público semelhante. Procure sempre criar públicos a partir dos melhores clientes, aqueles que converteram e geraram mais retorno. Usar de forma geral todas as conversações não vai gerar melhores resultados. Foque nos melhores resultados.
7 – Não se esqueça… O Facebook é parte da jornada… Não esqueça dos outros canais
Se existe algo que mais procuro difundir entre meus clientes é a necessidade de se entender a jornada multicanal de compra on-line. Se você não tiver em mente que todos os usuários na internet percorrem um caminho até decidir comprar algo, então toda a sua estratégia está fora de sincronia com a necessidade do usuário. Lembre-se que a necessidade vai muito além da compra!
Um usuário indeciso em relação a qual restaurante jantar ou qual prato experimentar é um bom exemplo do que estou falando. As dúvidas respondidas são as primeiras necessidades de um usuário, e elas antecedem a compra. E essas dúvidas podem ser respondidas em diversos canais ou até mesmo se complementarem. Um exemplo é o reforço na credibilidade que o restaurante ganha quando um usuário, pesquisando dicas de restaurantes, decide visitar a fanpage do estabelecimento e visualizar avaliações positivas de outros clientes.
Essas dúvidas, necessidades de respostas e informações que vão aumentar o interesse do usuário pelo seu restaurante, ao invés do restaurante concorrente. Compondo uma jornada que inicia pelo reconhecimento de marcas (restaurantes), passando pela consideração da marca frente a outras e finaliza pela decisão. Chamamos essas etapas ou momentos de jornada multicanal de compra on-line. Por que multicanal? Por que o usuário passa por vários canais antes da decisão, tais como: Facebook, Busca Orgânica, Publicidade paga no Google, Blogs, YouTube, etc. Cada canal tem papel importante nessa jornada.
Um usuário não decide por uma marca (restaurante) que não considera frente a outras marcas, assim como um usuário não considera uma marca frente a outras que ele não reconheça… E por fim um usuário não reconhece uma marca que não tem presença digital nos diversos canais.
O Facebook disponibiliza diversos recursos para otimização de campanhas. Nos próximos conteúdos vamos passar mais dicas para os clientes da Automatize. Fiquem ligados no nosso blog para acompanhar as novidades.
Até a próxima.
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