Otimizando campanhas no Google Ads para clínicas de fisioterapia

O que é o marketing digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias, campanhas e ações realizadas em diversos canais digitais utilizando estratégias como SEO, Marketing de Conteúdo, Email Marketing, Google Ads, Instagram Ads com o objetivo de promover e atrair novos negócios, além de estabelecer e manter o relacionamento com clientes. Outra característica do Marketing Digital é a possibilidade de análise dos resultados e customização das campanhas em tempo real, dando maior eficiência e gerando maior nas vendas.

Comportamento de compra online multicanal

As estratégias, campanhas e ações de marketing digital devem ser posicionadas de acordo com o comportamento de compra online multicanal que os consumidores percorrem até a tomada de decisão de compra do produto.

Esse comportamento passa por momentos ou etapas que chamamos de: Reconhecimento de marca, Consideração de marca, Intenção de Compra e Decisão de compra.

Cada campanha ou ação deve ser ajustada para que a comunicação seja relevante para o momento que o consumidor se encontra e assim descaracteriza a sensação de spam e comunicação invasiva como muitos usuários reportam nas redes sociais.

Cada momento da jornada de compra online multicanal tem métricas e KPI’s próprios para medir o resultado das campanhas e assim possibilitar que ferramentas de automação de marketing disparem ações que conduzam o consumidor até a etapa seguinte o levando a decidir pela marca na compra do produto.

Por que fazer marketing digital?

Uma pesquisa do IBGE mostra que mais de 70% dos lares brasileiros estão conectados à internet. 69% das pessoas entrevistadas acessam a internet por meio do smartphone. Esses dados já demonstram o impacto que a internet tem na vida dos brasileiros e a importância das marcas estarem posicionadas nos diversos canais digitais.

Empresas que não se posicionam nos canais digitais acabam perdendo a oportunidade de relacionamento e comunicação com seu público-alvo. Mesmo as compras presenciais têm forte influência das campanhas digitais. 77% dos brasileiros são influenciados a comprar produtos através das redes sociais, segundo pesquisa da PwC.

Diversas pesquisas já apontam o impacto das mídias digitais nos negócios, mas vamos ver essas vantagens com mais detalhes.

Aumentar a quantidade de leads

O marketing digital hoje é um dos maiores geradores de leads para as equipes de vendas. O marketing de atração como alguns profissionais de marketing dizem utilizam de diversos recursos e ferramentas de promoção para atrair tráfego qualificado com interesse na compra de um produto ou serviço.

Esses leads por sua vez podem ser nutridos por conteúdos e informações relevantes durante o relacionamento entre lead e vendedor. Essa nutrição de leads utiliza diversas ferramentas de automação de marketing.

Automatizar campanhas de marketing

O marketing digital conta hoje com diversas ferramentas de automação de marketing que vão aumentar muito a criação, planejamento, gerenciamento e análise das campanhas de comunicação.

Essas ferramentas contam com diversas funcionalidades que auxiliam em diversos momentos da jornada de compra online. Estratégias de links patrocinados, por exemplo, utilizam recursos como remarketing para direcionar anúncios específicos para usuários que viram ou interagiram com anúncios de uma determinada campanha. Isso possibilita mostrar anúncios diferenciados para cada etapa da jornada de compra online, aumentando a relevância do anúncio e conduzindo de maneira mais assertiva o usuário para decidir pela marca no momento da compra.

Utilizar fluxos de relacionamento com a base de contatos e clientes

Como eu comentei no tópico “Aumentar a quantidade de leads”, podemos utilizar as ferramentas de automação de marketing para fazer a nutrição de leads. Enviar conteúdos e informações relevantes para o lead no momento mais oportuno para conduzi-lo à decisão de compra.

Mas as ferramentas de automação como ferramentas de email marketing por exemplo permitem criar diversos fluxos de relacionamento com uma base de contatos de email. Envios regulares automáticos de boas vindas, newsletters de conteúdos, felicitações de aniversários, informações de dados de uso de serviços quando solicitado pelos clientes, campanhas promocionais de produtos ou serviços, etc.

Adquirir inteligência estratégica

A possibilidade de obter dados analíticos é um dos maiores bens que o marketing digital pode proporcionar às empresas. Armazenar esses dados e fazer comparativos entre campanhas, períodos e ações é o que possibilita que as campanhas de marketing digital evoluam em posicionamento e otimizem investimentos e melhorias no ROI.

Mais adiante irei falar mais a fundo sobre web análise e como você deve utilizá-la para aumentar a performance das suas campanhas de marketing digital nos diversos canais digitais.

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