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Taxa de Rejeição | Métricas do Google Analytics

O que é a Taxa de Rejeição?

Quando um usuário acessa o site por um determinada página e sai sem acessar outra página em uma mesma sessão então o Google Analytics conta isso como uma rejeição. Se levarmos em conta que um dos objetivos do marketing digital é proporcionar conteúdo relevante para os usuários, então a taxa de rejeição pode ser uma métrica importante para avaliarmos a qualidade do conteúdo. É importante frisar que a taxa de rejeição não é uma sentença de que o conteúdo seja ruim ou mal escrito (algumas vezes isso é verdade rsrsrs) e sim que para o público alcançado o conteúdo não é relevante. Se pegarmos como exemplo o conteúdo técnico sobre uma determinada patologia escrita por um médico. Esse conteúdo fará todo sentido para outros médicos que vão entender facilmente todos os termos e conceitos descritos no conteúdo, mas para um usuário leigo que talvez esteja tirando dúvidas pode ser uma leitura difícil. Então o usuário retorna para o mecanismo de busca e segue acessando outros resultados até encontrar um que seja de mais fácil entendimento. 

Taxa de Rejeição é diferente de Taxa de Saída

É comum a confusão entre taxa de rejeição e taxa de saída. A taxa de saída é uma métrica que mostra a porcentagem em que a página foi a última página visualizada em um sessão para todas as exibições de página.

Não vamos se aprofundar agora na taxa de saída mas ela é importante para identificar se uma página importante como uma página que contém links para um cadastro tem alta taxa de saída, isso indicaria que ajustes precisam ser feitos no conteúdo para estimular a continuidade da navegação estimulando o usuário a clicar nos links que redirecionam para o cadastro por exemplo.

Por que a Taxa de Rejeição é importante?

Eu considero a taxa de rejeição a métrica mais importante para avaliar a qualidade do conteúdo. Você pode utilizá-la para medir a qualidade de qualquer conteúdo do site com origens diferentes de tráfego. Você pode utilizar a taxa de rejeição para identificar a necessidade de melhorias em conteúdo disponibilizados para acesso aos usuários por campanhas em qualquer canal digital.

Taxa de Rejeição no SEO

Eu utilizo muito a taxa de rejeição nas consultorias de SEO que desenvolvo com clientes da 30/30. É importante buscar reduzir a taxa de rejeição por que isso ajuda a manter o conteúdo em boas posições nos resultados orgânicos.

Melhorando a taxa de rejeição no SEO

Muitas vezes pequenas mudanças na estrutura do conteúdo geram impacto significativo na redução da taxa de rejeição. Mudanças no título, primeiro parágrafo, principais tópicos podem influenciar uma melhora assim como imagens e vídeos além de sugestões de outros conteúdos relacionados linkados em textos âncoras. O importante é a cada alteração no conteúdo monitorar a taxa de rejeição. Faça mudanças aos poucos na estrutura do conteúdo. Se muitas mudanças forem feitas de uma única vez, ficará difícil identificar ajustes que geram melhores ou piores resultados.

Explore também segmentações como região e demais dados demográficos para obter leituras diferentes da taxa de rejeição.

Taxa de Rejeição no Google Ads

A taxa de rejeição também pode ser utilizada para medir a qualidade e relevância da página de destino dos anúncios. Geralmente as páginas de destino possuem tópicos mais comerciais, por isso mudanças em CTA’s, cores de botões e frases podem gerar mudanças na taxa de rejeição.

Existem diversos outros elementos que podem ser testados para verificar mudanças na taxa de rejeição como tamanho da fonte, tamanho do título, densidade de conteúdos, etc. O importante é testar as páginas de destino para cada anúncio, porque dependendo do anúncio o título e tópicos podem ter pequenas mudanças para deixar o conteúdo mais contextualizado gerando melhores taxas de rejeição.

Conclusão

A taxa de rejeição é uma das principais métricas e deve sempre ser priorizada quando for necessário medir a qualidade do conteúdo. Nós web analistas não levamos em conta achismos, o que importa é ter um conteúdo que gere resultados é parte desse resultado depende da qualidade do conteúdo. Quem vai dizer se o conteúdo é ou não bom são os usuários e isso poderá ser identificado utilizando a taxa de rejeição.

Referências

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