Fluxo de nutrição de leads com email para clínicas + Campanhas para atração e engajamento de leads com Google Ads

Vamos utilizar um exemplo que pode servir como estrutura para outras campanhas de nutrição de leads. No exemplo vamos criar um fluxo de nutrição de leads para mulheres que buscam informações relacionadas à mamoplastia de aumento. 

É importante ressaltar que os exemplos aqui utilizados não são uma regra. É importante compreender e explorar ao máximo a experiência no atendimento dos pacientes para definir uma estratégia eficiente de nutrição de leads. E mesmo assim é importante otimizar o fluxo de nutrição ao longo do tempo, fazendo ajustes nas campanhas e automação de marketing. Esses ajustes podem ser desde mudança de títulos nos e-mails, imagens das campanhas, até mesmo uma mudança completa nos conteúdos de cada etapa.

Para se chegar ao sucesso na nutrição de leads deve-se fazer análises constantes das campanhas de performance. Aumentar o fluxo de entrada de novos usuários pode aumentar a geração de leads e assim o aumento no volume de vendas.

Eu sempre conscientizo os clientes que somente aumentar o tráfego não significa aumento de resultados em vendas, mas que isso só faz sentido quando os recursos de otimização de campanhas das plataformas de anúncios como Google Ads e Facebook e Instagram Ads estão ativos.

1ª etapa | Conscientização

Sabemos que a decisão para a realização de uma mamoplastia de aumento envolve diversas dúvidas e etapas. Inicialmente, buscas mais amplas ajudam a esclarecer as principais dúvidas, como tipos de incisão, processo do pré-operatório, restrições alimentares e de medicamentos, etc.

Campanhas Google Ads

Modelo de anúncio para rede de pesquisa

Título 1: eBook Gratuito Mamoplastia 

Título 2: Saiba tudo sobre a cirurgia

Título 3: Quais os Riscos e benefícios

Descrição 1: Quais os tipos de incisão, processo de cicatrização, cuidados no pré-operatório, 

Descrição 2: Conhecendo o cirurgião responsável, alimentação, e muito mais. Faça o download agora

URL de exibição: https://seusite.com.br/eBook_Gratuito/Mamoplastia

URL de destino: https://seusite.com.br/lading-page-de-solicitacao-do-download

Grupo de palavras-chave

  • mamoplastia de aumento, aumento das mamas, aumento dos seios, prótese de mamas, silicone nos seios.

Gatilhos de ativação

  • Buscas pelas palavras-chave.

Fluxo de nutrição por email

Ações possíveis

  • eBook Saiba tudo sobre a Mamoplastia de Aumento.

Gatilho de ativação

  • Solicitação de download de algum dos ebooks.

Programação de envio

  • Imediatamente.

Conteúdo

  • Boas vindas + links para download.

2ª etapa | Interesse

O próximo passo é encontrar clínicas de cirurgia plástica e cirurgiões plásticos especialistas em mamoplastia. Nessa etapa é possível que a pessoa, solicite o download de algum material com dicas e informações mais específicas, se inscreva em um webinar sobre mamoplastia e até mesmo interaja nos perfis sociais comentando suas dúvidas e até mesmo estabelecendo contato por perfis sociais ou por formulários de contato no site.

Campanhas Google Ads

Modelo de anúncio para rede de pesquisa

Título 1: Faça o Download do eBook Agora

Título 2: Atividades no Pós-Operatório

Título 3: Mamoplastia de Aumento 

Descrição 1: Saiba quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório da Mamoplastia de Aumento 

Descrição 2: Dicas de atividades e fisioterapia para acelerar a recuperação. Faça o download agora

URL de exibição: https://seusite.com.br/eBook_Gratuito/Mamoplastia

URL de destino: https://seusite.com.br/lading-page-de-solicitacao-do-download

Grupo de palavras-chave

  • pós-operatório em mamoplastia de aumento, fisioterapia no pós-operatório de mamoplastia, cuidados no pós-operatório de mamoplastia.

Gatilhos de ativação

  • Remarketing para anúncios de pesquisa // para usuários que visitaram o site a partir de um anúncio da etapa de conscientização.
  • Remarketing de lista de clientes // para usuários que fizeram o download de material a partir de um anúncio da etapa de conscientização.

Fluxo de nutrição por email

Ações possíveis

  • Landing page para contato com especialista em Mamoplastia de Aumento.
  • eBook Planejamento de atividades no pós-operatório de Mamoplastia de Aumento.

Gatilhos de ativação

  • Solicitação de contato pelo formulário da landing page.

Programação de envio

  • 2 dias após gatilho de ativação

Conteúdos

  • Agradecimento pela solicitação de contato.
  • Agradecimento pelo download + link para download.

3ª etapa | Consideração

Na etapa de consideração o lead já começa a comparar as clínicas de cirurgia plástica e os cirurgiões plásticos, buscando indicações, depoimentos, avaliações, entrevistas, informações mais diretas sobre os cirurgiões, e até mesmo validando as credenciais dos cirurgiões e clínicas, buscando dados como: CRM e CFM do cirurgião, inscrição junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e comprovações de especialidades do cirurgião plástico.

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Modelo de anúncio para rede de pesquisa

Título 1: Mais de XX anos de experiência

Título 2: Com segurança e tranquilidade

Título 3: Veja depoimentos de pacientes

Descrição 1: Tenha um procedimento seguro e tranquilo, realizado por um cirurgião plástico especialista 

Descrição 2: Veja o que dizem as pacientes que alcançaram o resultado sonhado na mamoplastia de aumento

URL de exibição: https://seusite.com.br/Clínica/Especializada

URL de destino: https://seusite.com.br/pagina-com-depoimentos-e-experiencia-do-cirurgiao-responsavel

Grupo de palavras-chave

  • melhores clínicas para mamoplastia, melhor cirurgião para mamoplastia, melhor cirurgião para aumento das mamas, melhor cirurgião para prótese de mama.

Gatilhos de ativação

  • Remarketing para anúncios de pesquisa // para usuários que visitaram o site a partir de um anúncio da etapa de interesse.
  • Remarketing de lista de clientes // para usuários que fizeram o download de material a partir de um anúncio da etapa de interesse.

Fluxo de nutrição por email

Ação

  • Email – Porque a Clínica XYZ é melhor opção para a Mamoplastia de Aumento

Gatilho de ativação

  • Visualização de emails da etapa de interesse.

Programação de envio

  • 1 dia após gatilho de ativação.

Conteúdo

  • Depoimentos, volume de atendimentos, credenciais (CRM e CFM), inscrição na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especializações do cirurgião, etc.

4ª etapa | Intenção

Na etapa de intenção o lead solicita um contato mais direto e já avança para o agendamento de uma consulta de avaliação. Formulários de contato no site e contatos direto via messenger ou inbox de perfis sociais podem ser utilizados pelo lead.

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Modelo de anúncio para rede de pesquisa

Título 1: Conheça o Dr. XXXXXX XXXXXXXXX

Título 2: Mais de XX anos de experiência

Título 3: Veja depoimentos de pacientes

Descrição 1: Faça a sua mamoplastia de aumento com um cirurgião plástico com XX anos de experiência 

Descrição 2: Solicite um contato agora e faça o agendamento da sua consulta de avaliação

URL de exibição: https://seusite.com.br/Especialista/Mamoplastia

URL de destino: https://seusite.com.br/landing-page-contato-cirurgiao-especialista-mamoplastia

Grupo de palavras-chave

  • especialista em mamoplastia, cirurgião plástico mamoplastia, especialista em prótese de aumento, especialista no aumento das mamas, especialista silicone para os seios.

Gatilhos de ativação

  • Remarketing para anúncios de pesquisa // para usuários que visitaram o site a partir de um anúncio da etapa de interesse.
  • Remarketing de lista de clientes // para usuários que fizeram o download de material a partir de um anúncio da etapa de interesse.

Fluxo de nutrição por email

Ação

  • Email – Chamada para solicitação de contato do cirurgião especialista em Mamoplastia de Aumento

Gatilho de ativação

  • Visualização de emails da etapa de consideração.

Programação de envio

  • 1 dia após gatilho de ativação.

Conteúdo

  • Divulgação da landing page de contato do cirurgião especialista em Mamoplastia de Aumento.

5ª etapa | Validação

A experiência do lead durante a consulta de avaliação e o relacionamento estabelecido durante o processo da 1ª etapa até o pós-consulta de avaliação vão auxiliar o lead a validar a clínica de cirurgia plástica e o cirurgião plástico responsável pelo procedimento. Garantir um ótimo atendimento e ter um plano de relacionamento pós-consulta de avaliação pode ajudar na tomada de decisão.

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Modelo de anúncio para rede de pesquisa

Título 1: Riscos Mamoplastia de Aumento

Título 2: Evite os riscos e complicações

Título 3: Mais de XX anos de experiência

Descrição 1: Faça o procedimento da mamoplastia de aumento com um cirurgião plástico especializado 

Descrição 2: Cirurgião Plástico registrado no CRM, CFM e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

URL de exibição: https://seusite.com.br/Riscos/Mamoplastia

URL de destino: https://seusite.com.br/riscos-e-complicacoes-mamoplastia

Grupo de palavras-chave

  • riscos da mamoplastia, riscos prótese de mama, complicações mamoplastia, complicações prótese de mama, complicações aumento dos seios, complicações aumento da mamas.

Gatilhos de ativação

  • Remarketing para anúncios de pesquisa // para usuários que visitaram o site a partir de um anúncio da etapa de intenção.

Fluxo de nutrição por email

Ações possíveis

  • Email – Como superar o medo da cirurgia plástica

Gatilho de ativação

  • Visualização dos e-mails da etapa de intenção.

Programação de envio

  • 1 dia após o gatilho de ativação.

Conteúdo

  • Depoimentos de pacientes + mensagem direta do cirurgião no corpo do email.

6ª etapa | Decisão de compra

Na última etapa o lead decide pela clínica ou cirurgião. É importante disponibilizar formas de pagamento e vantagens para o lead, garantindo assim o contrato para a realização do procedimento. 

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Modelo de anúncio para rede de pesquisa

Título 1: Veja os Custos da Mamoplastia

Título 2: Faça um planejamento completo

Título 3: Pré e Pós-operatório cirúrgico

Descrição 1: Faça um planejamento de custos completo para a sua mamoplastia de aumento

Descrição 2: Saiba quais são os gastos no pré e pós-operatório com dicas exclusivas. Solicite o eBook

URL de exibição: https://seusite.com.br/Planejamento/Custos

URL de destino: https://seusite.com.br/landing-page-download-ebook

Grupo de palavras-chave

  • preço da mamoplastia, quanto custa a mamoplastia de aumento, preço da prótese de mama, valor da mamoplastia, preço do aumento dos seios, quanto custa o aumento das mamas.

Gatilhos de ativação

  • Remarketing para anúncios de pesquisa // para usuários que visitaram o site a partir de um anúncio da etapa de validação.

Fluxo de nutrição por email

Ação

  • eBook Planejamento de custos para Mamoplastia de Aumento.
  • eBook Planejamento de fisioterapia no pós-operatório.
  • E-mail – Vantagens de fazer a mamoplastia com a Clínica XXXXX

Gatilho de ativação

  • Visualização dos e-mails da etapa de validação.

Programação de envio

  • 1 dia após o gatilho de ativação.

Conteúdo

  • Agradecimento pelo download + link para download.
  • Email – Link para página com relação de vantagens + depoimentos

Facebook e Instagram Ads

Eu não incluí sugestões de campanhas para Facebook e Instagram porque as redes sociais dependem de outros fatores para as definições de campanha. Muitas dessas definições são dependentes de uma política de branding das clínicas que podem limitar muito a execução das campanhas. Outro fator muito importante é que as redes sociais podem gerar um SAC não previsto para a clínica e isso pode gerar ruído na comunicação. A necessidade de um social media alocado para garantir velocidade nas interações pode ser um custo não planejado. Por isso indico planejar campanhas de redes sociais analisando caso a caso.

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