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Como divulgar a clínica de estética? 5 Dicas para Instagram que ninguém te fala!

A internet está cheia de conteúdos com diversas dicas de como vender mais utilizando o Instagram como canal de geração de leads. Muitas dicas são boas e devem ser aplicadas sempre que possível. Mas existe o lado B ou aquilo que dificilmente você vai escutar de um consultor de marketing digital ou de uma agência de marketing digital, e os motivos são óbvios, eles não vão deixar de vender seus serviços e vão fazer todo o possível para que seus serviços entreguem resultados. Veja bem, não estou aqui desmerecendo agências e consultores, eu mesmo atuo junto a projetos com muitas, mas também encontro diversos clientes reclamando que “certas” estratégias não geram os resultados esperados. E muitas vezes consultores e agências até tentam criar um terreno ideal para abordar temas importantes com o cliente, mas acabam encontrando barreiras que vão além de questões técnicas e que muitas vezes se encontram na forma como o cliente enxerga o marketing digital e os recursos de uma agência digital. Então aqui estou para falar de 5 dicas que são muito mais uma provocação do que algum conhecimento técnico, mas que podem fazer toda a diferença no momento de definir estratégias e alocar os recursos que uma agência ou consultoria pode oferecer ao seu negócio.

O que você deseja nem sempre é o que vende!

Ao longo dos meus 17 anos de experiência com marketing digital encontrei inúmeros clientes que buscavam o marketing digital para vender mais, mas uma vez abordados em relação a competitividade, preço e diferenciais não conseguiam apontar de forma clara e objetiva um cenário competitivo. E aí vale a humildade! Clínica de estéticas, por exemplo, oferecem diversos serviços, e é importante e decisivo mapear os concorrentes posicionados nos canais digitais. Comparar preços e identificar em quais serviços sua estética possui vantagens e diferenciais define o caminho até o sucesso. 

Aposte seus recursos nesse serviços, assim seu ROI será mais alto, seu posicionamento será mais rápido e com isso seu volume de leads será maior. Vale lembrar que quanto mais leads maior é a chance de você aumentar o volume de clientes e clientes na base são mais fáceis de vender os demais serviços.

A dica é explorar ao máximo o processo de benchmarking, mapeando preços, serviços, diferenciais, trilha de conteúdos, anúncios, ferramentas de marketing utilizadas e toda informação possível dos concorrentes.

O Instagram é parte do processo e não todo o processo!

Vejo recorrentemente isso… Gestores de negócios querendo o atalho perfeito para gerar resultados rápidos! E aí investem em cada canal de forma isolada e por fim julgam o canal ou estratégia ruins. Não se iluda, num parque de diversão a alegria só é garantida pela possibilidade de brincar em vários brinquedos. O que seria do parque só com a roda gigante? Brincadeiras à parte, mas essa analogia faz total sentido, a interação com as marcas ocorre em mais de um canal e num mesmo canal de diversas formas. O Instagram por exemplo disponibiliza diversas formas de publicar conteúdos, seja na timeline, stories, reels, transmissões e neste mesmo formatos ainda tem inúmeras formas de explorar ainda mais interatividade com o público, os stickers reinam nessa galaxia chamada Instagram rsrsrs. Mas o Instagram é somente um canal e não podemos esquecer dos demais, como Google, Facebook, Tik Tok, E-mail, Spotify, etc. São tantos canais e  tantas possibilidades que muitas vezes podemos ficar perdidos. Mas é importante rastrear toda a jornada de compra on-line e para isso eu indico direcionar parte do público para o site e através de uma ferramenta de web análise como Google Analytics analisar o comportamento multicanal do usuário no processo de decisão e geração de leads.

Consideração é o maior gatilho do sucesso!

Uma pesquisa do Google mostrou que uma marca fictícia de seguros de carro ganhou 87% da preferência dos consumidores ao ser sobrecarregada por vantagens em 6 vieses que vão além da escolha por aquilo que é bom ou barato. 

Pode parecer óbvio, mas buscar um atendimento de excelência é o primeiro passo. E aí vale fazer uma pesquisa constante de satisfação dos clientes e publicar os melhores depoimentos no Instagram. Observar as reclamações dos principais concorrentes pode ser um ótimo insight e com isso publicar os depoimentos que vão diretamente no ponto fraco da concorrência. No momento de comparação isso pode fazer toda a diferença na decisão dos clientes.

Impulsione esses depoimentos e marque o cliente nele. As pessoas gostam de fazer parte da construção de valor das marcas que elas amam. Isso abre a possibilidade de um compartilhamento de alto valor.

Análise de dados é superior a achismos!

Se a internet tornou-se o principal canal de marketing das marcas isso com certeza se deve a possibilidade de ter um controle nunca antes imaginado da decisão de onde e para quem oferecer produtos e serviços. E isso está totalmente ligado à análise de dados, que possibilita tomar decisões muito assertivas, além de gerar insights baseados em comportamento de compra rastreados.

No marketing digital não existem achismos, não existe opinião pessoal, não existem gostos particulares, existem dados, análises e resultados. Isso não anula o branding, muito pelo contrário, os dados vão apontar se as campanhas, ações e demais investimentos em marketing estão sendo direcionados para o sucesso. Marcas de sucesso analisam o comportamento do seu público, melhoram processos, produzem conteúdos criativos mais assertivos.

Uma dica é testar hipóteses, e aqui vale muitas perspectivas. Testar os call-to-actions, títulos, textos, imagens, cores, fonte, páginas de destino, horários, dias, públicos, idade, gênero, região, as plataformas de anúncios como Instagram Ads e Google Ads oferecem diversas possibilidades de segmentação, vale explorar todas e avaliar os resultados.

Otimização de resultados somente com recursos avançados

Já falamos sobre comportamento multicanal e a importância de rastrear o caminho de conversão dos clientes. Para analisar esses rastreamentos primeiro é necessário ter uma ferramenta de web análise bem configurada, e isso começa por uma mapeamento de eventos de conversão. Como exemplos de eventos de conversão podemos citar o envio de um formulário, o clique do botão de whatsapp, o download de conteúdo, enfim qualquer ação que seja considerada importante.

Mas isso é apenas uma das configurações necessárias, isso também deve ser feito para o Facebook e Instagram. O Facebook Business disponibiliza o pixel de acompanhamento para rastreamento de eventos no site, além da possibilidade de rastrear eventos importantes. Com isso é possível, por exemplo, criar campanhas com foco em conversão. 

Todas as grande plataformas de anúncios disponibilizam recursos avançados para análise e otimização de campanhas, o Google Ads disponibiliza um recurso semelhante ao pixel de acompanhamento, assim como a possibilidade de rastrear eventos, além da possibilidade de integrar eventos de conversão do Google Analytics, ampliando ainda mais o potencial de otimização das campanhas.

Esses recursos geralmente necessitam da instalação de códigos no site, por isso vale uma consultoria técnica de um desenvolvedor para ver a viabilidade e instalação desses recursos.

Conclusão

Como dito bem no início, essas dicas são mais uma provocação, mas podem definir o sucesso das suas campanhas no Instagram. Os conteúdos da clínica de estética até devem explorar da melhor forma a criatividade, mas para obter melhores resultados é necessário um foco em inteligência de dados.

🙂

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