Lá vai a pedrada… Sua opinião crítica criativa só faz sentido para os negócios se no final da trilha as vendas aumentarem! Não estou dizendo que conteúdo criativo não vende, mas que o conteúdo deve gerar algum impacto na decisão de compra do usuário. Ao longo de 17 anos participando de projetos com diversos perfis de equipes e profissionais de marketing digital pude ver de perto a dificuldade em alinhar expectativas dos clientes em relação a conteúdos criativos para redes sociais como Instagram. Em muitos casos os clientes não entendiam como conteúdos tão bem produzidos não geravam vendas mesmo com um alto engajamento.
Parte disso está em saber como contextualizar os conteúdos para redes sociais dentro de uma jornada de compra. E isso exige aprendizado e empenho na análise de comportamento de consumo on-line que geralmente está nas mãos de um web analista. E lá vai a segunda pedrada… Web Analistas não estão dando sopa no mercado e isso quer dizer que estão dentro de agências especializadas que cobram um bom valor pela sua hora. E geralmente quando esse profissional é alocado o valor da proposta sobe consideravelmente e na decisão de contrato o cliente acaba cortando esse custo e priorizando a produção de conteúdo com base na sua experiência quando não muito na sua vaidade pra ser bem sincero! E isso acaba direcionando os esforços de produção de conteúdo para trilhas que não geram impacto nas vendas.
Mas vamos a 3 dicas que podem ajudar tanto criativos como gestores de estéticas que estão buscando fazer um marketing digital para estéticas com mais inteligência e com impacto real na aquisição de leads e clientes.
A web análise não é inimiga!
Estatísticas, matemática, métricas e KPIs podem parecer bloqueadores de criatividade, mas o exercício da criatividade também está em criar algo que gere resultados dentro de um contexto. Então antes de definir o que criar visualize o comportamento do público dentro da jornada de compra multicanal e identifique o que efetivamente estimula o cliente a fazer uma compra, reservar um horário na estética, e acima de tudo em qual momento da jornada o instagram atua com maior impacto.
É um assunto repetitivo mas sempre necessário! Existem 3 momentos essenciais em uma jornada de compra: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra. Cabe a web análise identificar em qual momento cada canal tem maior influência e com isso ajustar pautas e tons de comunicação dos conteúdos.
Dica: para identificar todo o caminho é necessário definir pontos de conversão no site, como: formulários de contato, chats, botões de whatsapp, download de um material, solicitação de um cupom, etc. Uma vez definido esses pontos de conversão é necessário rastreá-los e com isso identificar a jornada multicanal. Ferramentas como Google Analytics possuem funcionalidades como essa que podem ser implementados e orientados por um web analista.
Sucesso é conversão, então busque o sucesso!
Não existe o conteúdo perfeito! Beleza é subjetiva! O que é bonito para um pode ser feio para outro! O que causa impacto em uma pessoa pode não causar em outra! Existem diversas formas de avaliar algo criativo, mas devemos sempre ter em mente que estamos falando de negócios e impacto no negócio não é elogio do conteúdo e sim cliente fazendo reserva na estética! Eu sei que exagerei nas exclamações mas é espantosa a quantidade de pessoas que tentam medir o sucesso dos conteúdos pela taxa de engajamento e não pelo volume de leads ou agendamentos na estética.
Sucesso é conversão e no final do mês quando as contas chegam o gestor do negócio vai tomar decisões de investimentos, cortes de custos, negociações de preços com fornecedores, promoções, etc. Tudo com o objetivo de aumentar os ganhos e pode ter certeza que se as campanhas nos canais digitais não gerarem impactos positivos, decisões serão tomadas.
O que agrega valor é lembrado
A etapa de consideração de marca é uma etapa difícil de construir, principalmente para novos negócios. Ela tem forte relação com a experiência de consumo dos clientes e isso leva tempo para ser construído, principalmente para estéticas novas que ainda não possuem muitos clientes ou que não possuem uma rotina de pesquisa qualitativa com os clientes.
“Em uma pesquisa do Google, uma seguradora de carros fictícia, até então totalmente desconhecida do público, ganhou 87% da preferência dos consumidores ao ser sobrecarregada por vantagens em 6 vieses que vão além da escolha por aquilo que é bom ou barato: descrições do produto, pronta-entrega, disponibilidade, recomendações, avaliação de especialistas e elementos gratuitos associados à compra.”
As redes sociais são ótimos canais para explorar e validar hipóteses de vieses de consideração de marca. Testar quais depoimentos levam mais tráfego e convertem em mais leads e agendamentos. Mas é importante lembrar que esses vieses devem ser testados em outros canais além de incluídos em áreas do site para identificar o impacto na jornada.
Conclusão
Não entramos em métricas e KPIs mas a partir de uma postura mais analítica podemos identificar oportunidades e ajustes nas campanhas e conteúdos criativos para Instagram. E se olharmos atentamente para as plataformas de Ads como Facebook Business, Instagram Ads, Google Ads, vão perceber que essas plataformas disponibilizam diversas métricas e funcionalidades para otimização de campanhas e conteúdos. Como gestores de negócios temos o dever de utilizarmos todos os recursos necessários para aumentar as vendas e uma postura mais analítica e estratégica é vital para o sucesso.
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