Menu Close

Minha experiência com o W3 Total Cache no WordPress

W3 Total Cache e o SEO On-Page

O W3 Total Cache é um plugin para WordPress que disponibiliza diversas configurações que vão auxiliar na velocidade de acesso a páginas do site. Esse ganho de velocidade se deve a um cache que é gerado das páginas e disponibilizado para os usuários quando acessam o site.

Para o SEO On-Page a velocidade de acesso ao site é um fator crítico e otimizar as páginas pode ser uma tarefa difícil e complexa. Existem diversos fatores técnicos que devem ser otimizados e configurados e isso requer conhecimentos avançados de infraestrutura web, como: configuração da hospedagem, conhecimentos avançados de programação web (html, javascript e css), compactação de imagens e funcionamento do processo de renderização de páginas pelo navegador.

O W3 Total Cache foi de longe o melhor plugin que testei e hoje é o que garante uma velocidade de acesso ao site consideravelmente boa. A pontuação no Google PageSpeed antes de implementar o W3 Total Cache não chegava a 20 (mobile e desktop). Isso colocava todos os esforços em produção de conteúdo para SEO em risco. Páginas muito lentas são responsáveis por altas taxas de rejeição e isso acaba jogando os resultados em SEO no limbo (rsrsrs).

Após a implementação e configuração do W3 Total Cache o site chegou na casa dos 70 pontos no Google PageSpeed e isso garantiu uma experiência rápida e fluida na navegação entre os conteúdos do site. Foi a partir disso que as taxas de rejeição dos conteúdos começaram a cair e os resultados orgânicos foram ficando melhores.

O que deu certo vs O que deu errado

Um aprendizado utilizando o W3 Total Cache é de que os erros devem acontecer pra levar você ao que deve ser otimizado no seu site! Digo isso porque descobri utilizando o plugin em outros sites de que os resultados na otimização dependem da maneira como o template do site vai se comportar com os recursos ativados e configurados. Cada template utiliza recursos que podem entrar em conflito com o W3 Total Cache.

Os templates modernos geralmente utilizam muitos recursos em JavaScript e isso pode gerar conflitos nas otimizações. A minificação do JavaScript me deu dor de cabeça e eu descobri que estudar sobre bloqueio e carregamento assíncrono de JavaScript foi a chave para o sucesso do uso do W3 Total Cache para o meu template.

O uso do recurso HTTP/2 Push nas minificações de CSS e JavaScript fizeram a diferença também. Basicamente o HTTP/2 Push permite que recursos sejam solicitados ao servidor e processados no navegador antes de serem necessários, permitindo por exemplo que uma imagem comece a ser carregada aos poucos até que seja completamente exibida passando uma sensação de disponibilidade do conteúdo rapidamente.

O W3 Total Cache disponibiliza diversos recursos e você deve testá-los no site. A dica é testar um recurso por vez. Utilizando muitos recursos de uma vez pode dificultar identificar qual recurso causou algum conflito caso necessário.

Compactação

O W3 Total Cache disponibiliza algumas funcionalidades que ajudam a deixar os arquivos em texto do site mais leves, compactando-os e enviando ao navegador que descompacta-os exibindo para os usuários. O W3 Total Cache consegue essa compactação através do método de compressão GZip.

Eu tentei utilizar o método Brotoli mas infelizmente não consegui. O método Brotoli é indicado como um método de melhor compressão, mas depende da disponibilidade de alguns recursos ativados no servidor de hospedagem.

Otimização de imagens

O W3 Total Cache disponibiliza a funcionalidade Lazy Load para imagens. Essa otimização permite que as imagens sejam carregadas somente quando necessárias. Se uma página contém 3 imagens em três sessões diferentes (cabeçalho, meio da página e rodapé) por exemplo, normalmente seriam todas carregadas imediatamente tornando a renderização da página mais demorada e consequentemente a visualização do conteúdo mais demorada. Com o uso de Lazy Load cada uma dessas imagens é carregada somente quando necessária, quando o usuário tem a área da imagem visível no navegador. A sensação de carregamento é de uma página mais rápida.

Conclusão

Essas são algumas das funcionalidades do W3 Total Cache, existem diversas outras e como comentado anteriormente o ideal é testar uma por vez e verificar o impacto na otimização do site. Mas considero as funcionalidades apresentadas aqui as principais, aquelas que trouxeram grande impacto no SEO On-Page da 30/30.

uelas que trouxeram grande impacto no SEO On-Page da 30/30.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy