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Contando histórias e Construindo autoridade para SEO

Histórias sempre atraíram a nossa atenção de alguma maneira. Seja no cinema, teatro, livros ou histórias contadas a “magia” de atrair nossa atenção nos transportou para realidades ou fantasias que sonhamos ou tememos. 

Por muito tempo a construção de autoridade no SEO foi buscada de uma maneira técnica e de certa forma fria, pouco atraente. Com o surgimento e uso no dia a dia das redes sociais os canais digitais começaram de certa forma a influenciar o comportamento do usuário e do próprio canal. Se analisarmos mais de perto podemos constatar que alguns resultados orgânicos podem conter urls de publicações em redes sociais como Facebook e Pinterest, por exemplo. E se analisarmos essas redes podemos ver entre elas alguma troca de conteúdo, como vídeos do YouTube compartilhados no Facebook.

As redes sociais abriram portais que permitiram as pessoas contarem suas histórias e os profissionais de diversos segmentos aproveitaram essa oportunidade para contarem as suas histórias. Não seria diferente para as estratégias de SEO! Eu por diversas vezes me peguei fazendo buscas no Google por assuntos relacionados a alguma referência compartilhada nos meus perfis sociais. Você já deve ter feito o mesmo em algum momento.

Impacto da construção de autoridade no SEO

Sabemos que boa parte do resultado positivo em SEO está em entregar o melhor conteúdo para o usuário, principalmente quando a busca for diretamente ligada a nós ou ao negócio. Essas buscas diretas acontecem a partir de uma influência que pode ser uma história positiva, negativa ou comparativa como o uso do Reclame Aqui por exemplo. 

Construir autoridade por meio de história pode ajudar a acelerar os resultados em SEO. Seja pequenos, médios ou grandes negócios a expectativa do usuário é a mesma, ter uma boa experiência com sua marca. E por que não demonstrar para essas pessoas que você entende realmente o que ela precisa? E isso não é só demonstrar vantagens técnicas e preços imbatíveis, é sobre se colocar no lugar do cliente e mostrar que você está lá com ele.

Por que é importante contar histórias

A empatia é um canal poderoso de envolvimento e engajamento. No desenvolvimento de uma solução é ela que nos mostra o que realmente podemos fazer para ajudar nosso cliente. Se não nos colocarmos no lugar dele dificilmente vamos conseguir resolver os problemas que tanto afligem o negócio. E são as empresas que podem fazer um diagnóstico detalhado e minucioso dos problemas até mesmo daqueles imperceptíveis aos gestores e a partir daí apontar soluções que possam realmente melhorar os resultados do negócio.

Construir autoridade é sobre imersão e sobre contar histórias reais, que façam sentido para as pessoas que se quer alcançar. No SEO não seria diferente e é por isso que incentivo meus clientes a contarem histórias o máximo possível, e posso garantir que eles sempre tiveram bons resultados.

O Poder dos depoimentos

As histórias que mais fazem sucesso são aquelas contadas pelos clientes. Um cliente falando é quase uma indicação. Dependendo do depoimento ele pode narrar uma situação muito próxima de outra realidade e isso pode creditar confiança e credibilidade para o negócio. Muitos clientes no início da consultoria não utilizavam depoimentos como parte dos conteúdos, mas após iniciar a inclusão gradualmente em páginas de conteúdos específicos os resultados na geração de leads foram positivos.

Você pode disponibilizar o depoimento em vídeo ou texto, mas se possível definir uma página com cada depoimento contendo vídeo e trechos da fala do cliente pode ser uma boa estratégia.

Casos de Sucesso

Outra história que pode ajudar no SEO é a apresentação de casos de sucesso. A construção dos casos de sucesso pode ser bem direcionada para um segmento e perfil de cliente ideal. Na produção de conteúdo que vai apresentar o caso pode-se utilizar dados de impacto e influência na decisão de compra.

Procure utilizar números, estatísticas e informações relevantes para uma tomada de decisão. Se possível utilize depoimentos dos clientes para corroborar com o sucesso do caso.

Casos de Fracasso e aprendizados

Pode parecer estranho, mas contar as dificuldades que o negócio passou na construção da solução pode ser um ponto positivo para a decisão do cliente. Isso demonstra dedicação na busca do aprendizado e desenvolvimento da solução. Procure apresentar essas histórias de “fracasso” com números e em seguida fale sobre as melhorias que foram implementadas e aprendizados que foram adquiridos.

Entrevistas com especialistas

Outra história que pode ajudar na construção de autoridade são o uso de entrevistas. Elas podem ser com especialistas do segmento com perguntas bem direcionadas para as realidades dos clientes e o quanto o uso inteligente de soluções pode ajudar a impulsionar os resultados. Apresentar o entrevistado é importante para dar credibilidade a entrevista. 

Procure fazer perguntas ao entrevistado de casos semelhantes que ele possa ter atendido que tenham empatia com seus clientes. Pergunte sobre as dificuldades que ele passou e como ele buscou resolver os problemas junto aos clientes.

Entrevistas podem ser pauta recorrente no site e podem gerar bons resultados com backlinks, tanto os entrevistados como outros portais e profissionais podem linkar a entrevista em seus perfis sociais e conteúdos em blog.

Conclusão

A ideia foi chamar a atenção para a importância de contar histórias reais e que busquem uma maior empatia com a realidade dos clientes. Histórias criam zonas de conforto e aproximam a marca do cliente e isso tem peso na consideração de marca e decisão de compra. Essas foram dicas testadas ao longo dos meus 16 anos de experiência atendendo diversos tipos de negócios, e apesar de parecerem simples sempre trouxeram resultados positivos para as estratégias de marketing digital.

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