Como escolher uma agência especializada em campanhas Google Ads em Porto Alegre

Criando anúncios conversores para clínicas e estéticas com Google Ads

Os anúncios no Google se tornaram um meio rápido para clínicas e estéticas acelerarem a aquisição de tráfego qualificado, geração de leads e aquisição de novos clientes. Diariamente muitas pessoas buscam por serviços relacionados e isso é uma grande oportunidade para o sucesso do seu negócio. Só para ilustrar esse potencial podemos ver algumas médias de buscas mensais: 

  • cirurgia plástica 18.100
  • estética 49.500
  • pediatria 60.500
  • ortopedista 135.000
  • clínica estética 27.100

Isso são apenas algumas buscas, existem diversas outras buscas relacionadas a especialidades, procedimentos, tratamentos, sejam eles estéticos ou médicos. Criar anúncios relevantes e conversores vai possibilitar você a pegar a parcela dessas buscas de usuários que podem se tornar clientes.

Definido os grupos de anúncios

O primeiro passo para criar anúncios de sucesso no Google Ads é agrupar as palavras-chave em grupos relevantes. Se você pegar um tratamento como rejuvenescimento facial, por exemplo, você pode identificar diversas palavras-chave que tem relação com o tratamento e que possivelmente as pessoas estejam buscando, tais como: eliminar rugas, hidratação da pele, envelhecimento da pele, tratamento para rugas, etc. 

Faça um levantamento dessas palavras-chave relacionadas, cada grupo deve ser utilizado para a criação de um grupo de anúncios. É isso que vai garantir maior relevância dos anúncios e terá grande impacto nas métricas de performance, além de custos mais baixos por clique.

Você pode utilizar o planejador de palavras-chave do Google Ads para identificar outras palavras relacionadas, além de verificar a média de buscas mensal e custos por clique, ajudando a definir um planejamento de custos mais assertivo.

Criando anúncios relevantes

O segundo passo é criar os anúncios e aqui vale uma observação importante que é o cuidado com a contextualização do anúncio. Isso tem total relação com as 3 etapas da jornada de compra on-line, algo que falo recorrentemente aqui no blog. É importante ao longo do tempo identificar em quais etapas da jornada os anúncios têm maior impacto e com isso ir ajustando o tom de comunicação dos anúncios. Lembrando que as etapas são: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra.

A página de destino

Outro fator importante na criação de anúncios é a página de destino que os usuários acessaram ao clicar nos anúncios. Se ela não for relevante o suficiente para o usuário, as chances dele não iniciar um contato são grandes. Por isso vale muito a realização de testes constantes de melhorias nessas páginas, buscando identificar pontos que geram maior impacto na geração de leads. Você pode começar por alterações simples como mudanças no título, reordenação de tópicos, inclusão de novas listas, troca de imagens, cores de botões. Qualquer elemento visual da página pode passar por testes. 

É importante lembrar que a velocidade de carregamento da página é um fator crítico para obter melhores resultados. Você pode verificar a performance de carregamento das páginas de anúncios utilizando o Google Pagespeed assim como verificar quais são as melhorias necessárias para obter uma melhor performance.

Dica exclusiva para clínicas e estéticas

Explore ao máximo depoimentos de clientes nas páginas de destino. Divulgue pontos exclusivos, como uso de produtos de alta qualidade, experiência nos tratamentos ou procedimentos, trechos de entrevistas com especialistas que podem creditar autoridade a sua clínica. O Google divulgou uma pesquisa que mostrou que sobrecarregar a etapa de consideração pode gerar ótimos resultados, então busque construir páginas de destino que demonstrem resultados mas que esses resultados sejam validados por clientes e pelo mercado.

Otimizando os anúncios

Aqui é onde você terá maiores esforços na criação de anúncios, é onde você perceberá a melhora da performance em resultados na geração de leads e aquisição de novos clientes. Existem diversos aspectos da otimização como as melhorias na página de destino como comentado anteriormente, mas a grande maioria das otimizações se encontram na própria plataforma do Google Ads.

Negativando palavras-chave

A negativação de palavras-chave é com certeza a otimização feita mais vezes e que é responsável pelo grande impacto na redução de custos e qualificação de leads. É pela negativação de palavras-chave que as palavras que geram custos altos e com baixo volume de conversões é excluída ou removida e a partir de então o orçamento disponível passa a ser melhor direcionado para palavras-chave certas.

Identificando novas palavras-chave

Durante o processo de negativação de palavras-chave você pode identificar novas palavras que podem ser promissoras. Então você pode adicioná-las para verificar após um período se elas geram conversões.

Tanto a negativação de palavras-chave como a adição de novas podem ser feitas a partir da inclusão de palavras-chave de correspondência ampla ou de frase. É com esses tipos que o algoritmo vai exibir os anúncios para buscas semelhantes e relacionadas e com isso você vai conseguir identificar novas palavras.

Novos grupos de anúncios // novos anúncios

Vale observar se as novas palavras-chave identificadas podem ser agrupadas em novos grupos de anúncios. Isso é importante para manter a alta relevância dos anúncios e aproveitar as novas oportunidades com grupos novos de palavras-chave. 

Otimizando para conversões

O Google Ads disponibiliza recursos para acelerar a otimização de conversões. É com esses recursos ativos que você consegue medir o impacto das campanhas de uma forma mais clara, verificando por exemplo o custo por conversão e volume de conversão de campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave. Para ter acesso a essas informações e recursos você precisa implementar o acompanhamento de conversões.

Além disso, com isso você pode ativar a otimização para conversões na criação das campanhas. Com isso, o algoritmo passa a priorizar o alcance com maior probabilidade de converter. Seus recursos passam a ser melhor direcionados assim como as demais otimizações, já que você verá quais palavras convertem mais.

Conclusão

Procurei trazer pontos que já comentamos em outros conteúdos mas que são sempre importantes para relembrar. Existem mais aspectos a serem levados em conta no processo de criação de anúncios, mas acredito que estes quando bem monitorados podem trazer ótimos resultados para clínicas e estéticas. Um ponto final a se observar é que se você somar a esses esforços de otimização com estratégias de SEO seu alcance nos resultados de pesquisa irão potencializar muito. Você estará buscando manter-se presente em mais etapas da jornada do usuário e isso aumenta muito a geração de leads qualificados. Então SEO + Google Ads igual à grande sucesso. 😉

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