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10 pautas para produção de conteúdo para SEO para clínicas e estéticas // Parte 1

Hoje vamos iniciar uma longa série de conteúdos com sugestões de pautas para produção de conteúdos para SEO de clínicas, consultórios e estéticas. Ao longo dos meus 17 anos de experiência pude identificar diversas dificuldades em relação ao SEO nos diversos segmentos de negócios da saúde. Mas um ponto em comum é a dificuldade em definir pautas para produção de conteúdos que devem entrar nas estratégias de SEO.

Vou sugerir tópicos de conteúdos prevendo uma estratégia em clusters de conteúdos para SEO. Se você ainda não conhece o planejamento em clusters, disponibilizamos um conteúdo completo aqui no blog.

Vamos começar com um tópico que pode ser utilizado como conteúdo de referência, aquele que será linkado em todos os outros. Isso ajuda a gerar um volume maior de visualizações de páginas no site, além de possibilitar uma experiência de conteúdo muito mais completa para o usuário.

Construir autoridade

Todos os esforços em produção de conteúdo para SEO tem como objetivo construir a autoridade do site em relação a palavras-chave importantes para a clínica ou estética. Para isso acontecer deve-se ter um grande volume de conteúdos que abordam tópicos relacionados e que permitam construir profundidade sobre o assunto central. Quanto mais concorrência nos resultados orgânicos do Google maior será o volume de conteúdos relacionados necessários para construir e manter a autoridade. Por isso não se restrinja somente aos tópicos aqui sugeridos, eles são sugestões para você iniciar uma estratégia de clusters de conteúdo para SEO. A partir dela você pode buscar tópicos mais profundos e aos poucos ampliar a experiência do usuário.

Dicas de pautas para produção de conteúdos

1 – Clínicas // Como achar uma boa dermatologista? 

Estética // O que fazer para ficar com o rosto mais bonito?

2 – Clínicas // Como saber se o dermatologista é especialista?

Estética // Como rejuvenescer a pele do rosto e pescoço?

3 – Clínicas // Qual médico retira o sinal do rosto?

Estética // O que fazer para deixar a pele mais firme?

4 – Clínicas // O que falar na primeira consulta com dermatologista?

Estética // Quais os melhores procedimentos estéticos para o rosto?

5 – Clínicas // Qual o melhor tratamento para tirar manchas da pele?

Estética // Qual a melhor idade para fazer um lifting no rosto?

6 – Clínicas // O que os dermatologistas indicam para manchas no rosto?

Estética // O que é o Mini-lifting?

7 – Clínicas // Quanto custa uma sessão de laser para acne?

Estética // Quantos anos dura um Mini-lifting?

8 – Clínicas // Quanto custa para fazer uma limpeza de pele?

Estética // O que usar no rosto após os 40 anos?

9 – Clínicas // Quanto custa uma consulta com o dermatologista?

Estética // O que destrói o colágeno?

10 – Clínicas // Quanto custa um tratamento de acne no dermatologista?

Estética // Como cuidar da pele do rosto envelhecida?

Analisar a jornada e suas etapas

É importante analisar os resultados orgânicos e identificar quais conteúdos geram maior impacto em cada momento da jornada. Se analisarmos as principais dúvidas de uma pessoa em relação a um tratamento, por exemplo, vamos perceber que em muitos casos a pessoa começa pesquisando por palavras-chave mais amplas, e conforme vai obtendo conhecimento sobre o assunto vai aprofundando com buscas mais específicas.

Vale reforçar que não existe um momento mais importante que o outro, tudo vai depender da estratégia geral do marketing. Sabemos por meio de pesquisas que a etapa de consideração de marcas gera grande impacto no volume de conversões, mas se pegarmos um lançamento de um novo produto por exemplo, sabemos que gerar um grande reconhecimento de marca é importante para popularizar o novo produto. Então leve em conta a estratégia geral antes de decidir por não priorizar a produção de conteúdo para impactar algum momento da jornada.

Analise quais conteúdos participam como assistência em conversões, isso é um ótimo indicativo para medir o impacto dos conteúdos em cada etapa. Se os conteúdos atuam como assistência nos resultados orgânicos então vale definir pautas que fazem mais sentido para reconhecimento e consideração de marcas.

Conclusão

Como podemos ver, os tópicos em cluster são alinhados de uma forma que permitam construir uma árvores de conteúdos interconectados. Além da definição dos tópicos principais, você necessita definir a estrutura interna dos conteúdos, com subtópicos, listas, referências, dados de pesquisas, imagens e vídeos, enriquecendo o conteúdo e deixando-o mais relevante. Você pode verificar outras dicas para produção de conteúdo para SEO para clínicas aqui no blog, solicitar uma consultoria em SEO ou solicitar uma imersão gratuita ao Método GLA e ver como o SEO pode acelerar os resultados na geração de leads para o seu negócio.

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