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Dedo na ferida parte 3 | Como é ser um consultor de SEO em Porto Alegre

70% acham que sabem mais de marketing digital que o consultor

De vez em quando eu encontro alguém tentando contratar uma consultoria de SEO para executar sua estratégia de produção de conteúdo! Algo de errado não está certo (rsrsrs). Então deveria contratar uma produção de conteúdo para SEO correto? Mas é aí que a casca fica grossa, que na realidade algumas pessoas querem mais por menos e para justificar isso tentam com lógicas “surreais” desqualificar o consultor SEO utilizando da sua experiência no mercado para parecerem superiores estrategicamente. 

Em outros casos o gestor acredita saber convictamente quais conteúdos vão gerar resultados! Cadê a web análise? Cadê os rastreamentos de eventos de conversão? Cadê a análise multicanal? Cadê? Não existem! 100% das vezes que passei por situações como essas os gestores não analisavam comportamento nem mediam o impacto dos resultados orgânicos na jornada de compra online. Em muitos casos até dizem que o consultor está dificultando a execução da estratégia… Surreal! Gestores, entendam que o marketing digital é o que é por que é possível medir resultados, analisar resultados, gerar insights e com isso direcionar investimentos e esforços para o sucesso.

É um desrespeito quando um consultor em marketing digital escuta que talvez a análise dele esteja equivocada, quando o gestor do negócio não tem habilidade nenhuma em web análise. Eu como certificado Google Analytics já tive que colocar minha certificação na “mesa” para ter minha análise validada. 

Os gestores devem avaliar os caminhos que levaram eles até os consultores. Foi indicação de um amigo que tem um negócio? Um ótimo validador, foi pesquisa no Google? Outro validador, foi uma referência ao consultor em um portal relevante? outro ótimo validador. O consultor SEO trabalha seu posicionamento com forte peso na consideração de marca, ele constrói reputação, ele é habilidoso em responder perguntas, ele tem experiência em construir trilhas de conteúdo que levam ao sucesso. 

O aprendizado é que… 70% não sabem que são os 70%!

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