Quanto custa um serviço de tráfego pago?

25 ferramentas de marketing digital para sua clínica médica

Rede sociais

1 – Instagram Ads

Anúncios e impulsionamento no Instagram podem gerar o alcance necessário para a sua clínica ou consultório. Com o Instagram Ads você pode segmentar o público que quer alcançar por interesses e dados demográficos.

Você pode utilizar o Instagram Ads para fazer testes de hipóteses identificando quais criativos e conteúdos geram mais engajamento com o público-alvo além de atrair novos seguidores.

Conheça o Instagram Ads https://business.instagram.com/advertising?locale=pt_BR

2 – Facebook Ads

O Facebook Ads é com certeza a plataforma de Ads mais completa das redes sociais. Além de integrar com sua conta do Instagram você centraliza anúncios e impulsionamentos em uma única ferramenta, facilitando a gestão de Ads entre as duas redes sociais.

É através do Facebook Business que é possível implementar o pixel de acompanhamento além de fazer o rastreamento de eventos importantes que vão ajudar o algoritmo do Facebook a gerar mais leads qualificados e conversões para sua clínica.

Conheça o Facebook Business https://business.facebook.com/

3 – TikTok

Não só de dancinhas sobrevive o TikTok, segundo pesquisa divulgada pela CharityRx 33% da Geração Z consulta o TikTok para obter conselhos sobre saúde. Isso ilustra a importância do TikTok para a área médica. 

Você pode utilizar o TikTok para divulgar curiosidades além de novidades na sua área. Além de conteúdos passo-a-passo ou faça você mesmo que geram grande engajamento do público na rede.

Conheça o TikTok Ads https://ads.tiktok.com/

4 – Pinterest

O Pinterest é o queridinho dos criativos mas também é utilizado por muitos usuários para descobrir novos produtos e novas formas de realizar algo, além é claro de inspirar os usuários a pensar formas diferentes de ver o mundo.

Você pode promover conteúdos criativos da clínicas como infográficos, pesquisas e até mesmo novos tratamentos.

Conheça o Pinterest Ads https://ads.pinterest.com/

5 – YouTube Ads

O YouTube é o maior canal de vídeos do mundo, além de ser o segundo maior buscador da internet. Grande parte dos influenciadores digitais são YouTubers e geram grande alcance com seus conteúdos. Com o YouTube Ads você pode alcançar todo esse público.

Conteúdos explicativos, casos de sucesso, entrevistas, depoimentos, novos tratamentos são exemplos de conteúdo que caem muito bem para o YouTube. Mas você pode utilizar anúncios para gerar alto engajamento para os serviços da clínica, contextualizando anúncios junto a vídeos de destaque do interesse do seu público-alvo.

Conheça o YouTube Ads https://www.youtube.com/ads/

6 – Hootsuite

Todo social media de clínica sabe o quanto é importante manter a gestão e monitoramento das redes sociais centralizados para otimizar os resultados. A HootSuite pode ajudar você nisso integrando suas contas.

Conheça a HootSuite https://www.hootsuite.com/pt

Blog e site

7 – WordPress

O WordPress é com certeza a plataforma de CMS mais utilizada no mundo. Utilizamos muito ela na 30/30 para os blogs de clientes. Ela tem todas as funcionalidades necessárias para publicação e gestão de conteúdos em blogs. Além de templates premiums, profissionais e lindos que você pode comprar e customizar para o blog da sua clínica.

Conheça o WordPress https://br.wordpress.org/

8 – Wix

O Wix é uma plataforma para criação de sites muito popular na internet. Muitos pequenos negócios que estão começando na internet optam pelo Wix. Se sua clínica precisa de um site institucional com custo benefício o Wix é uma ótima opção, além de integrar com diversos outros serviços, facilitando automação de marketing.

Conheça o Wix https://pt.wix.com/

E-mail marketing

9 – Mailchimp

A Mailchimp é a ferramenta de e-mail marketing mais utilizada no mundo. Com ela você consegue criar diversas automações de email marketing, como: newsletter, promoções, inscrições, agradecimentos de contatos, etc. 

O uso do e-mail marketing é muito utilizado no inbound marketing e gera grande resultados quando integrado com outras estratégias como SEO, Google Ads e Instagram Ads por exemplo.

Conheça o Mailchimp https://mailchimp.com/pt-br/

CRM de vendas

CRM de vendas é um problemão na maioria das clínicas e consultórios. A má gestão de contatos com os leads pode pôr a perder o sucesso do marketing digital. Com o uso de CRM de vendas você passa a ter controle e assumir a gestão da aquisição de clientes. Outro ponto muito importante é que a maioria de CRM de Vendas integra diversas soluções de automação como as ferramentas de e-mail marketing por exemplo, acelerando a nutrição de leads e qualificando ainda mais o lead para a conversão.

10 – Pipedrive

Pipedrive é o CRM de vendas mais utilizado no mundo e possui todas as funcionalidades necessárias para a sua clínica aumentar o sucesso na aquisição de novos clientes. Faça um teste gratuito da ferramenta.

Conheça o Pipedrive https://www.pipedrive.com/pt

11 – HubSpot

HubSpot é uma suíte de soluções para marketing digital e CRM de vendas. Foi na HubSpot que surgiu o inbound marketing como conhecemos hoje. Um detalhe importante é que o CRM de vendas é totalmente gratuito então você pode iniciar hoje mesmo testes.

Conheça o HubSpot https://br.hubspot.com/

Automação

12 – RD Station

A RD Station é uma das plataformas mais populares para automação de marketing. Nela você consegue criar páginas de conversão, gatilhos de automação, e-mails para nutrição de leads e gerenciar uma base de leads gerados. A RD também integra outras ferramentas de marketing digital, ampliando oportunidades de ações.

Se você não necessita de ferramentas de alta customização para automação de marketing a RD é uma boa solução. 

Conheça a RD Station https://www.rdstation.com/

13 – Leadlovers

A Leadlovers é suite de soluções para automação, além do e-mail marketing ela possui a possibilidade de criar chatbos, automação com whatsapp e construtor de páginas de conversão e automação com Instagram. É uma solução bem completa. 

Leadlovers também integra com diversas outras soluções como: pipedrive, pagseguro, hotmart entre outras.

Conheça a Leadlovers https://leadlovers.com/site2#

Web análise e Experiência do usuário

14 – Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anunciantes do Google. Com ela você pode anunciar na rede de pesquisa do Google, Rede de display, Google Shopping e YouTube. Você consegue segmentar o público que quer alcançar, definindo palavras-chave, dados demográficos, tópicos e canais.

O Google Ads também disponibiliza diversas soluções para otimizar suas campanhas gerando mais tráfego qualificado, leads e conversões. 

Conheça o Google Ads https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/getstarted/

15 – Planejador de palavras-chave

O planejador de palavras-chave é uma das ferramentas do Google Ads. Com ela você consegue verificar a média de buscas mensais para as palavras-chave que são importantes para os anúncios da clínica. Além de descobrir novas palavras-chave relacionadas e segmentar por regiões.

16 – Google Search Console

O Google Search Console é a ferramenta oficial do Google para monitoramento e gestão da indexação das URLs do seu site junto ao mecanismo de busca. É com ela que você consegue verificar em qual posição as urls do site se encontram em relação às palavras-chave, por isso ela é fundamental para as estratégias de SEO. Com isso é possível planejar quais conteúdos devem ser produzidos.

Com o Google Search Console você também pode identificar problemas de indexação junto ao mecanismo de buscas como links quebrados, erros de redirecionamento, correções de páginas infectadas com malware, além de diversas outras funcionalidades.

Conheça o Google Search Console https://search.google.com/search-console/about

17 – Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de web análise mais popular do mundo. Com ela você consegue analisar o tráfego do site, suas origens, comportamento e com isso gerar melhores insights para melhorias na experiência do usuários e melhorias nos conteúdos do site.

É possível rastrear eventos e definir eventos de conversão e com isso analisar o impacto de cada canal na geração de leads para clínica.

O Google Analytics também pode ser integrado ao Google Ads, exportando as conversões e enviando dados para o Google Ads, acelerando a otimização de resultados dos anuncios.

Conheça o Google Analytics https://analytics.google.com/analytics/web/

18 – Google Optimize

O Google Optimize é uma ferramenta que permite a você fazer diversos testes no site, como áreas, formulários, blocos de conteúdos e até mesmo páginas inteiras. Através dos relatórios de resultados você consegue otimizar suas páginas.

Conheça o Google Optimize https://marketingplatform.google.com/intl/pt-BR_br/about/optimize/

19 – Google Tag Manager

O Google Tag Manager é uma ferramenta muito importante não só para o marketing digital mas também para outros recursos do site. Com ela você pode incluir novos códigos ou ferramentas de uma forma visual, poupando a equipe de desenvolvimento além de garantir maior controle e gestão de integrações com o site. 

Utilizando o GTM você pode ter maior controle do rastreamento de eventos do site, criando leituras avançadas que podem ser visualizadas no Google Analytics.

Conheça o Google Tag Manager https://tagmanager.google.com/

20 – Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a plataforma que gerencia as informações da sua empresa nas buscas do Google. Com ela você pode informar endereços, telefones, site, além de descrições e fotos da sua clínica.

Conheça o Google Meu Negócio https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

21 – CrazzyEgg

O CrazyEgg é uma ótima ferramenta, com ela você consegue obter um mapa térmico do site. É possível identificar quais áreas são mais quentes, permitindo aplicar melhorias no design e experiência do usuário, como: modificar o posicionamento de um botão, formulário, player de vídeo, preço de um produto, etc.

Conheça o CrazzyEgg https://www.crazyegg.com/

22 – Semrush

O Semrush é uma suíte de ferramentas para análise de sites. Ele disponibiliza diversas métricas para análise, além de fazer comparativos entre sites. Isso mesmo, você pode verificar diversos dados de concorrentes, por isso utilizamos a Semrush como ferramentas para análise profunda dos concorrentes, identificando pontos fortes e fracos.

Conheça o Semrush https://www.semrush.com/

Edição de imagens

23 – Canva

O Canva é uma ferramenta popular entre os designers. Com ela você pode criar diversos conteúdos para redes sociais de forma rápida e on-line. O Canva disponibiliza diversos templates pagos e gratuitos que podem ser rapidamente customizados. Ele disponibiliza diversos formatos já preparados para criação, tais como: stories instagram, feed instagram, vídeo para youtube, vídeo para tiktok entre outros. 

Conheça o Canva https://www.canva.com/pt_br/

24 – Figma

O Figma vem se tornando uma ferramenta popular em diversos círculos. Além de você conseguir criar conteúdos gráficos, você pode desenvolver estruturas para o front end de sites, aplicativos, e diversas outras estruturas para projetos web.  

Muitos criativos estão utilizando o Figma para criação de conteúdos mais interativos, como imagens com textos animados, por exemplo.

Conheça o Figma https://www.figma.com/

Gestão Ágil

25 – Trello

Esse é com certeza é o queridinho da 30/30 🙂 O Trello é uma ótima ferramenta para gestão de tarefas, individual e em equipe. As tarefas são organizadas em colunas e você ainda pode criar um fluxo de kanban para gerenciar tarefas em equipe. O blog do Trello disponibiliza muitas dicas ótimas para ter uma gestão de tarefas ágil e otimizada.

Conheça o Trello https://trello.com/

Conclusão

O marketing digital é complexo e envolve diversas estratégias que demandam muitas ferramentas. Listamos algumas que podem ajudar você a começar de forma mais independente o marketing digital da sua clínica, mas é importante lembrar que essas ferramentas precisam de um aprendizado para que você consiga extrair melhores resultados. Todas elas possuem vasta documentação com conteúdos de ótima qualidade. Vale todo esforço e aprendizado.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de ferramentas e estratégias de marketing digital para clínicas.

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