Como fazer captação de leads? Utilizando Google Ads com SEO

Como fazer uma clínica médica crescer com marketing digital?

Uma pesquisa divulgada pela CharityRx apontou que 33% da Geração Z consulta o TikTok para obter conselhos sobre saúde e outros 44% recorrem ao YouTube antes de consultar o médico. Já uma pesquisa da Minuto Saudável 94% dos brasileiros buscam informações de saúde na internet. Esses são apenas alguns dados que mostram o quanto o marketing digital é vital para o sucesso de serviços da saúde, como: clínicas, consultórios, farmácias e  hospitais.

O que é o marketing digital para clínicas

O grande desafio das clínicas é encontrar formas de como explorar todo esse potencial do marketing digital. Mas primeiro devemos esclarecer o que é o marketing digital para clínicas. De forma geral, o marketing digital é o conjunto de ações, campanhas, ferramentas e estratégias que tem como principal objetivo atrair e reter clientes. Devemos pensar que todos esses recursos devem ser alocados com foco na geração de consultas, tratamentos e medicamentos, mas ainda temos um grande espectro de alcance em diversos assuntos importantes para os usuários.

Como ajudar uma clínica a crescer?

O marketing digital pode ajudar a posicionar a clínica nos canais digitais da forma correta, isso gera autoridade e com isso o alcance da clínica aumenta, gerando mais tráfego, leads, conversões e clientes.

O ideal é começar a definir estratégias e planejamento dividindo as campanhas e ações em etapas de uma jornada. Isso facilita a análise e otimização de resultados de cada campanha.

Como atrair clientes para sua clínica?

A grande maioria dos possíveis clientes têm diversas dúvidas em relação aos seus problemas, desejos e soluções para resolver ambas situações. Muitas dessas dúvidas são respondidas com buscas em canais como Google, ou até mesmo nas redes sociais como Instagram por exemplo.

O primeiro passo para definir estratégias de atração de clientes é produzir conteúdos, campanhas e ações que respondam essas dúvidas!

Devemos ter em mente que em cada etada da jornada as dúvidas podem ser diferentes, tanto se aprofundando em um determinado assunto como buscando outros assuntos relacionados para complementar o conhecimento e com isso ter uma decisão de compra mais assertiva e vantajosa.

A dica é dar foco em um serviço por vez e fazer todo o possível para mapear todas dúvidas e conhecimentos necessários que esses usuários vão necessitar para tomar a melhor decisão. A partir disso você pode organizar esses conteúdos em pautas e com isso definir um planejamento de produção de conteúdos para os canais digitais além de um planejamento para anúncios e impulsionamentos em canais digitais como: Google Ads e Instagram Ads.

Como ganhar pacientes particulares?

Consultórios também devem explorar todo esse potencial de aquisição de clientes. Geralmente consultórios são mais focados em uma especialidade, e isso pode facilitar um posicionamento mais acelerado uma vez que campanhas e conteúdos terão foco em doenças e tratamentos relacionados a uma especialidade médica.

Além de conteúdos planejados para a jornada é interessante produzir conteúdos que creditem ao médico autoridade, experiência e resultados, uma vez que a decisão do cliente é direcionada a consulta e tratamentos de um especialista.

Como divulgar o seu consultório?

Quando nos referimos a divulgação estamos falando em alcance e visualização de uma marca. O mesmo raciocínio deve ser levado para o marketing digital de um consultório. Devemos compreender que alcance e visualização são ações com foco no início da jornada ao qual chamamos de reconhecimento de marca.

As perguntas básicas de início de jornada são aquelas que você deve focar. São as primeiras dúvidas do paciente, se for uma doença, então o paciente provavelmente estará fazendo perguntas muito focadas na doença, tais como: O que é? Quais sintomas? Quais estágios? são exemplos.

Qual a melhor estratégia de marketing para um serviço de saúde?

Em recente pesquisa, o Google mostrou o resultado da eficácia de mensagens no meio do funil para 37 categorias de produtos. O caso mais emblemático foi de uma seguradora fictícia que ganhou 87% da preferência dos consumidores ao ser sobrecarregada por vantagens em 6 vieses que vão além da escolha por aquilo que é bom ou barato: descrições do produto, pronta-entrega, disponibilidade, recomendações, avaliação de especialistas e elementos gratuitos associados à compra.

Isso demonstra que a etapa de consideração é uma etapa que exige um grande foco do marketing digital da clínica. E essa etapa demanda muito planejamento, porque muitos dos conteúdos são colaborativos, tais como depoimentos, entrevistas e pesquisas. São conteúdos que têm grande peso na construção de autoridade e que vão influenciar no momento da decisão.

Uma dica é mapear os principais medos do paciente e dar um foco na busca de depoimentos que tragam tranquilidade em relação a esses medos. Você também pode realizar entrevistas com outros profissionais da saúde de áreas complementares com foco nesses medos, aumentando ainda mais a autoridade e levando ainda mais tranquilidade ao paciente, uma vez que ele percebe que você compreende de uma forma mais completa a realidade que ele se encontra e todas as possíveis soluções para o tratamento.

Como vender um serviço de saúde?

Existem diversas formas de apresentar seus serviços médicos para possíveis clientes. E vale também testar modelos de estruturas de conteúdo para identificar qual estrutura gera maior volume de leads qualificados. É interessante utilizar listas com bullets que facilitam uma leitura rápida de benefícios e passos, além de depoimentos e números que creditem mais autoridade a clínica ou consultório, sejam totais de atendimentos, horas de atendimento, pacientes, índice de satisfação, entrevistas que participou. 

Um ponto muito importante é o uso de CTA’s (call to actions) ou chamadas para ação. E aqui vale testar diversas formas em períodos comparativos. Uso de botões para páginas de conversão, formulários, botões de whats, telefones clicáveis. Faça testes com cores, tamanho de fontes, posição dos elementos na página, pode parecer simples mas você pode gerar resultados surpreendentes.

Outro ponto muito negligenciado é que a grande maioria das clínicas e consultórios não utilizam CRM de vendas e isso reduz os resultados drasticamente. Ter controle do volume de leads, oportunidades e conversões é muito importante para o planejamento financeiro do marketing digital. Vale um conteúdo dedicado a CRM de vendas para clínicas, e algo complexo mas que iremos falar futuramente aqui no blog, quem sabe até mesmo incluir um especialista na trilha. 😉

Conclusão

Fazer uma clínica ou consultório crescer em volume de clientes é algo que exige certo esforço em iniciativas e aprendizados. Mas com certeza é recompensador e amplia muito as possibilidades de posicionamento da clínica nos canais digitais. Oportunidades são descobertas e abrem novas possibilidades de alcance e públicos além de aprendizado em inteligência em dados.

“O que não pode ser medido, não pode ser controlado!”

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