Especialista em tráfego pago certificado pelo Google em Google Ads

3 Dicas para impulsionar o Google Ads da sua clínica ou estética

Aqui na 30/30 somos especialistas em campanhas utilizando o Google Ads para clínicas. Compartilhamos aqui no blog diversos conteúdos relacionados que vão ajudar você na criação e otimização de campanhas. Mas sabemos que a experiência adquirida ao longo de 17 anos de marketing digital pode ajudar você a manter o foco em perspectivas que podem trazer resultados consistentes.

Hoje eu vou compartilhar 3 dicas que vão muito além das aparências de um anúncios bem escrito. Elas fazem parte do grupo de dicas que chamo de baralho de coringas, dicas que podem fazer a diferença. 😉

1 Super dica // Aquilo que não é rastreado não pode ser otimizado!

Você já deve ter escutado ou lido em algum lugar uma das “máximas” do marketing que diz que aquilo que não pode ser medido, não pode ser controlado! Mas em marketing digital vamos um pouco além, e eu costumo dizer que aquilo que não pode ser rastreado não pode ser otimizado! 

Criar campanhas é fácil! Você vai criar campanhas no Google Ads por instinto, utilizando a experiência adquirida no seu negócio, na vida, analisando concorrentes, enfim, vai buscar referências naquilo que está ao alcance da sua visão. Mas é aí que a gente tem que dar o pulo do gato e o Google Ads ajuda você nisso. Ele disponibiliza formas de rastrear o comportamento dos usuários que interagem com seus anúncios 😉

Mas vamos lá, que comportamentos são esses? E por que é importante rastreá-los? Esse comportamento começa muito antes do usuário se tornar um possível cliente, ele começa em um momento que chamamos de “momento zero”. É aquele momento que você tem um insight, um instinto, uma ideia, uma motivação, é o momento que você é impelido a iniciar uma jornada em busca de respostas que podem levar a busca de soluções ou produtos. Mas onde o Google Ads entra nesse caminho e o que o rastreamento tem haver com isso tudo?! Entra acompanhando cada passo do usuário, com anúncios relevantes, mas acima de tudo contextuais! Pegou a visão?! pegou a sacada?! Se ligou no pulo do gato?! Um anúncio feito com uma visão bitolada enxerga anúncios digitais como o fim e não como uma jornada e aí é onde a maioria dos decisores de investimento em marketing digital principalmente de pequenos negócios erra, e erra muito feio!

A jornada é multicanal e o Google sabe disso, e você tem o dever de saber também. Isso quer dizer que é uma ilusão achar que somente anúncios no Google Ads resolvem a queda das suas vendas ou geração de leads. Mas isso não quer dizer que o Google Ads não tem papel fundamental nessa jornada e é aí que entra o rastreamento, identificando não só quais anúncios geram resultados mas identificando em quais momentos esses anúncios geram impacto. E isso nós chamamos de assistência! E é aí que suas decisões de investimento começam estratégicas. Por que se você identificar por exemplo que os anúncios geram impacto no meio da jornada então seus investimentos devem ser direcionados para esse momento e aí você atinge grandes resultados em volume de vendas e geração de leads.

Seguiu a pista?

2 Super dica // Entregue mais que o esperado

Concorrência é um mar que se navega sem fim! Isso quer dizer que nunca acaba e que você tem que sempre procurar surpreender o usuário para que ele entre no seu barco e queira seguir a viagem junto até o destino que ele deseja chegar. Mas se ele entrar no barco e ver que ele está cheio de ratos, com avarias no casco, e que pode nem chegar ao seu destino então ele pula fora o quanto antes e vai em busca de outro barco. 

Um anúncio promete, mas é a página de destino que confirma se o que você tem a oferecer satisfaz o desejo do usuário. Mas como saber o que agrada esse navegante tão desejado? Testando o seu barquinho! E isso nós chamamos de otimização de páginas de destino, e essa otimização pode começar com coisas simples como: variações de títulos, cores de botões, imagens diferentes, reposicionamento de elementos na página, blocos de conteúdos e até mesmo páginas totalmente inteiras e com conteúdos totalmente diferentes. O Google até possui uma ferramenta com diversos recursos para isso chamada de Google Optimize.

O objetivo é chegar ao modelo de página de destino de alta conversão. E é importante fazer comparativos por períodos, público-alvo alcançado, interesses e outras segmentações. Esse processo não para e deve acompanhar o lançamento de uma novidade no serviço ou produto, promoções, datas especiais, qualquer atualização que tenha relação com o negócio e que pode impactar a percepção do usuário em relação à marca e aos serviços e produtos.

Uma dica final é… Sua bússola é o volume de conversão.

3 Super dica // Orgulho não converte

Cuidado com a armadilha em forçar tentativas de sucesso em serviços com custo alto por conversão! Seja inteligente, e direcione seus orçamentos para oportunidades que vão gerar maior volume de conversões.

Ao longo de todos esses anos de experiência com marketing digital encontrei muitos donos de negócio que buscavam causam uma boa impressão para o mercado, criando campanhas e ações que iriam causar uma boa imagem frente a concorrentes, associações, instituições mas que deixavam muito a desejar no alcance a conversões de clientes para o negócio. Também vi muitos desses gestores culpar o resultado das campanhas de forma negativa atribuindo ao Google Ads o fracasso dos seus negócios. Mas a culpa é do orgulho e aqui fica meu dedo na ferida! Vi casos emblemáticos de clientes que decidiram não investir em oportunidade de ter 3x mais conversões em um serviço que não era tão glamoroso quanto os outros. 

Se você precisa atingir metas como volume de leads, clientes e faturamento, então seja humilde e abrace novas oportunidades e assertivo ao literalmente matar uma campanha com alto custo por conversão caso identifique que o custo dela possa gerar resultados maiores em outras campanhas.

Conclusão

Pode parecer poucas dicas mas falo com experiência que aplicá-las traz resultados positivos para a geração de leads e novos clientes para sua clínica.  Elas exigem um conhecimento mais profundo em comportamento de consumo on-line e experiência executiva mas levam inteligência estratégica a sua clínica.

Se você precisar de ajuda com o planejamento e estratégia para Google Ads da sua clínica pode solicitar uma imersão gratuita ao Método GLA.

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