Você sabia que a primeira imagem é a que fica, né? Então o caminho é investir na personalidade da sua marca e em como ela pode ajudar seus clientes. Nesse blogspot você irá aprender a dar os primeiros passos na construção do marketing para sua clínica.
1 – Como conseguir meus primeiros pacientes?
Conquistar clientes é um grande desafio para os médicos, principalmente, porque após a abertura de um consultório muitas dúvidas surgem. É preciso que o profissional analise portanto alguns pontos dentro do seu ambiente que merecem mais atenção e tragam soluções para esse problema. Abaixo listamos alguns dos cuidados que são essenciais na conquista dos seus primeiros pacientes.
1- A porta de entrada
Cuidar do seu ambiente é algo essencial, pois (quase sempre) a primeira impressão é a que fica aos olhos dos seus primeiros pacientes. A porta de entrada é o seu cartão de visita, então invista em um profissional que esteja disposto a tirar dúvidas, ser solícito e auxiliar seus pacientes enquanto você estiver em atendimento.
2- Não seja um “faz tudo”
Muitas vezes quem quer fazer “de tudo” acaba deixando coisas para trás, e não é essa imagem que deseja passar aos seus primeiros pacientes, não é mesmo? Portanto, não queira abraçar o mundo, seja honesto com você mesmo caso precise de ajuda. Seja com questões burocráticas ou com o marketing do seu consultório, sempre haverá um profissional especialista que poderá lhe dar um norte e organizar as coisas para tornar sua rotina mais leve e organizada.
3- Esteja atento a concorrência
Quanto mais você souber o que seus concorrentes fazem, quanto eles cobram pelos serviços e sua conceituação no mercado, melhor. Isso irá lhe ajudar a ter uma noção do que eles estão oferecendo para os clientes e lhe dará a oportunidade de oferecer produtos e serviços ainda melhores, baseado na experiência deles.
4- Aprenda a fidelizar um paciente
Cada paciente é único e merece total atenção e cuidado personalizado. Não tenha pressa no atendimento e demonstre empatia pelo seu paciente, cuidando de cada detalhe e ouvindo o que lhe aflige. Dessa forma ele se sentirá reconhecido e valorizado por você.
5- Invista em uma consultoria de valor
Com o auxílio de um profissional de marketing você poderá escalar lugares que nunca imaginou antes. O especialista identifica quais os pontos você deve melhorar e quais deve potencializar na sua clínica, além de montar um planejamento estratégico direcionado para suas necessidades e totalmente personalizado.
2 – Fazendo SEO para gerar tráfego orgânico qualificado
Seo é uma sigla que significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Já é uma boa dica do que ele pode fazer por você né? Ele é formado por um conjunto de técnicas que visam aumentar o ranking do seu site e da sua página e melhorar seu posicionamento nos resultados do Google e de outros motores de busca.
Mas já se perguntou a importância disso para o seu conteúdo? Nós te explicamos!
De um lado existem as pessoas que criam o conteúdo, publicando em blogs, redes sociais, sites e demais canais. De outro existem aquelas que consomem. A grande sacada nisso tudo é, como garantir que o seu conteúdo será visto por quem você quer, na hora que você quer? A resposta é simples: seja relevante.
Se existe uma demanda para o seu conteúdo, significa que ele é relevante para um grupo de pessoas. Portanto, você precisa garantir que o seu público chegue até a sua página. É através das estratégias de SEO que você vai conseguir isso de forma orgânica sem investir em anúncios patrocinados.
Listamos algumas dicas para você seguir na criação de conteúdo com otimização de SEO:
1- Elabore palavras chave
Após elaborar os tópicos do conteúdo a ser escrito, você irá refinar as palavras-chave que são mais interessantes para o seu texto. As palavras-chave são os termos que os usuários vão digitar no campo de busca do Google, portanto você deve definir as que mais se relacionam com o seu negócio.
2- Cópias, jamais!
Os motores de busca do Google não aceitam plágios, portanto, sua página ou site inteiro pode ser penalizado caso seja identificado um conteúdo plagiado. Foque sempre em produzir um conteúdo autoral sem cópias.
3- Tenha qualidade na sua escrita
É importante que você seja minucioso na entrega do seu conteúdo, pois erros de ortografia e gramática são identificados em algumas situações como spam ou página maliciosa, o que acaba deixando seu conteúdo lá para trás nos mecanismos de busca. Além disso, seus leitores merecem um texto de qualidade também! Então capriche na escrita.
4- Tenha links externos no seu texto
Dificilmente uma página vai oferecer todo o conteúdo disponível sobre um determinado tema, então a sacada é usar links externos seguros e de fontes confiáveis para agregar ainda mais valor ao seu texto. Isso favorece a pesquisa do usuário, guiando-o por outras páginas diferentes que dão acesso ao seu conteúdo também.
3 – Fazendo anúncios no Google Ads
Os anúncios do Google Ads servem como uma forma de jogar o conteúdo da sua clínica mais próximo do seu público alvo. Enquanto, no tráfego orgânico você precisa de uma estratégia certeira de SEO no seu texto, no tráfego pago como o nome já diz, você paga para a plataforma do Google entregar seu conteúdo na frente de outras páginas e sites. Isso não quer dizer que também não precise de uma boa estratégia, pelo contrário, você precisa redobrar o cuidado com palavras-chave e termos que irá utilizar no seu anúncio.
A plataforma do Google Ads é bem intuitiva e prática de se utilizar. Não precisa de muitas voltas para logo se achar e começar a utilizar a plataforma. Veja como é formada a estrutura de um anúncio do Google:
1- Conta: É onde você define as configurações da sua conta, acesso e demais informações de privacidade;
2- Campanha: É onde você controla o seu orçamento, exibição geográfica (onde seu anúncio será veiculado), controle de horários e dias, controle de dispositivos (smartphone, tablet, notebook, etc…);
3- Grupo de anúncios: Aqui é onde a estratégia se torna fundamental para o seu negócio. Nessa parte é onde moram as “palavras-chave” que você irá monetizar para acionar os seus anúncios do google.
Lembre-se sempre que uma boa campanha deve começar com uma boa oferta, podendo ser um serviço ou até mesmo um conteúdo relevante que queira utilizar para conversão de leads para sua clínica.
4 – Fazendo anúncios e impulsionamentos para Facebook Ads e Instagram Ads
Existe uma gama de possibilidades para aumentar a visibilidade da sua marca nas redes. Dentro delas estão o Facebook Ads e o Instagram Ads. Existem duas formas de realizar “patrocinados” dentro das redes, entenda mais como funciona abaixo:
1- Impulsionamento
O impulsionamento consiste em utilizar uma publicação isolada do feed do Instagram para “impulsionar” aquele conteúdo no exato momento, para pessoas da região. Ele é indicado para quem deseja ter mais alcance, engajamento e visibilidade na rede.
Uma grande sacada para quem opta por essa modalidade é mostrar os serviços da clínica e como eles podem ajudar o leitor.
2- Anúncios de Facebook Ads e Instagram Ads
Feitos dentro da plataforma do Gerenciador de Anúncios do Facebook, os anúncios são um tanto quanto diferentes dos impulsionamentos.
Quando você cria um anúncio para sua clínica ele poderá ser mais segmentado do que um impulsionamento por exemplo, além de vincular nas duas plataformas (Facebook e Instagram). Uma dica para quem está iniciando nos anúncios, é utilizar gatilhos rápidos e persuasivos, para convencer o leitor a realizar a ação estabelecida no anúncio, podendo ser uma conversão ou tráfego para algum site. Saiba mais sobre Instagram Ads.
5 – Fazendo automação de e-mail marketing para aumentar a taxa de retorno dos clientes
Após um lead (prospect) converter em uma das suas ações nas redes sociais, é interessante e fundamental manter esse contato com ele por outros canais, um deles é o e-mail. Através do e-mail marketing você poderá criar uma maior retenção dos seus pacientes e entender em qual etapa de compra ele está.
A automação de e-mails vem então para elaborar a estratégia de conteúdos a serem enviados para esses pacientes, que estão em diferentes etapas do funil de venda (que é basicamente o percurso que o lead percorre até virar seu “paciente”). Através da automação, são enviados conteúdos segmentados para cada etapa do funil que o lead se encontra,( que podem ser conteúdos educativos, de vendas ou curiosidades) que acaba possibilitando o engajamento desses contatos e interesse pelo seu serviço.
6 – Fazendo collabs com influenciadores e parceiros
As collabs com influenciadores funcionam muito para o marketing da sua clínica, pois agregam a interação de públicos distintos com a sua marca. Por exemplo, uma publi realizada em seu consultório por “fulano x” que possui reconhecimento e autoridade no Instagram, impulsiona seu conteúdo para essas pessoas, gerando conhecimento sobre seu serviço por essas pessoas também.
Então não tenha medo de iniciar uma parceria com um influenciador da sua região, mas atente-se aos números e dados do perfil como engajamento, alcance e impressões. Os seguidores são sim importantes, mas eles precisam estar engajados com o perfil, lembre-se disso!
7 – Como a 30/30 pode ajudar a sua clínica a gerar melhores resultados na atração de clientes
Como mencionamos anteriormente, não tente abraçar tudo. Muitas vezes querer segurar o mundo é um prato cheio para deixar diversas coisas mal acabadas. Com uma consultoria de marketing digital é possível alavancar o seu negócio na conquista e retenção de novos clientes, nós estamos aqui para provar como isso é possível.
Com a 30/30 você verá as engrenagens do seu negócio funcionando, através de estratégias de SEO avançadas, campanhas de Google Ads otimizadas e anúncios e impulsionamentos para Instagram e Facebook. Além disso tudo, é claro, terá um atendimento personalizado com uma mentoria de marketing exclusiva, com estratégias que irão garantir que a sua marca tenha um melhor posicionamento nos canais digitais e alcance o maior número de leads qualificados.
Confira o depoimento de um de nossos clientes que obteve 60% de crescimento ao ano com as estratégias de marketing da 30/30:
Esse resultado também pode ser o da sua clínica, bora?
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