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Como criar o plano de marketing digital para clínicas e estéticas

O que é um plano de marketing digital para clínicas

Para posicionar uma clínica nos canais digitais exige um grande esforço em marketing digital. Esses esforços começam com a definição do plano de marketing digital. É através do plano de marketing que a clínica consegue definir estratégias, investimentos, campanhas e ações, além de identificar pontos fracos no negócio que precisam de ajustes para um posicionamento mais competitivo e assertivo.

O plano de marketing digital então é o conjunto de ações, estratégias e planejamento com foco em atrair, reter e fidelizar os clientes da clínica. Além disso é um norte a se seguir que garante ao negócio estrutura e formas de medir os resultados com o objetivo de buscar melhorias, reposicionamento e otimizações para aumento nas conversões e geração de leads.

Por que ter um plano de marketing digital para sua clínica

Eu diria que o plano de marketing tem papel fundamental em um cenário competitivo. A internet hoje é a principal plataforma de posicionamento de marcas e negócios e ter um plano de marketing garante profissionalismo do marketing digital.

Outro ponto importante é o controle financeiro do marketing digital da clínica. Com um plano de marketing as campanhas, ações, ferramentas, consultorias passam por uma análise e registro de investimentos mais claro e isso tem impacto profundo no ROI do negócio. Temos uma máxima no marketing que diz que “aquilo que não pode ser medido não pode ser gerenciado”, então ter um plano de marketing é ter o controle do seu negócio.

Como fazer o plano de marketing digital para sua clínica 

Vamos dar um foco nos principais pontos que devem ser observados no momento de definir um plano de marketing digital para sua clínica. Aspectos técnicos de campanhas, ferramentas e plataformas de marketing digital serão tratados em conteúdos específicos. Muitos desses conteúdos já estão disponíveis aqui no blog.

Pesquisa e posicionamento digital para a sua clínica

Nunca podemos esquecer que nossos concorrentes estão na internet e aqueles que ainda não estão com certeza em algum momento estarão também. Então acompanhar nossos concorrentes de perto é fator determinante para o sucesso do marketing digital. A dica é gerar relatórios comparativos multicanais mensalmente, isso vai possibilitar verificar se as campanhas e ações estão gerando um posicionamento mais competitivo ou se é necessário um maior esforço em determinado canal.

Você pode ter acesso a um relatório de comparativo multicanal para sua clínica gratuitamente. É só solicitar acesso à sessão de imersão ao Método GLA aqui.

Planejamento e produção de conteúdo para os canais digitais

A internet se tornou a principal plataforma da internet por que o acesso a conteúdo relevante ficou fácil e muito rápido. De certa forma quase a totalidade das nossas ações na internet são movidas ao consumo de conteúdo nos diversos canais digitais. Um negócio digital não se sustenta somente por anúncios, ainda mais se levarmos em conta que a jornada de compra on-line possui etapas e que essas etapas podem ocorrer em várias interações e vários canais digitais. 

A dica é planejar a produção de conteúdos prevendo essas etapas. De modo geral as etapas são: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra. A sacada é: cada etapa tem um objetivo, tom e tópicos bem definidos, só para exemplo a etapa de consideração de marca devem ter conteúdos publicados com conteúdos que geram autoridade, como: depoimentos, entrevistas, resenhas, avaliações, casos de sucesso. Esses mesmo conteúdos podem de certa forma ser preparados para cada canal, para o SEO por exemplo uma entrevista poderia ser descrita em texto, já para o YouTube essa entrevista poderia estar publicada em vídeo, ou no spotify em um podcast.

Planejamento de campanhas e anúncios

O mesmo vale para os anúncios, eles também devem ser posicionados levando-se em conta as etapas da jornada de compra on-line. Com o tempo você pode identificar em qual etapa o Google Ads ou Instagram Ads por exemplo podem gerar melhores resultados e com isso otimizar as campanhas corretas.

Monitoramento dos resultados nos canais digitais

Utilize ferramentas de análise métricas para monitorar resultados e performance dos canais. Utilize ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Google Ads além dos insights do Instagram, Facebook e demais canais. As principais plataformas disponibilizam diversos dados relacionados ao comportamento dos usuários com sua marca.

Análise de resultados e geração de insights

Lembrando… Se não medir, não há controle! Mensalmente faça comparativos, além de analisar o tráfego gerado e o crescimento de seguidores nos perfis sociais. Mantenha o comparativo com a concorrência junto a essa análise e compare os impactos dos ganhos em posicionamento nos canais digitais com o volume de conversões e leads. É importante ter outras perspectivas na análise e isso pode gerar novos insights.

Não esqueça das etapas da jornada durante a análise, cada etapa e cada canal podem possuir métricas diferentes. Em web análise buscamos identificar o quanto cada canal e campanha atua como assistência no processo de geração de leads e conversões. Você vai identificar com o tempo que um determinado canal pode ter mais impacto em uma etapa e com isso gerar melhores insights de campanhas, para potencializar o aumento de resultados positivos.

Conclusão

O plano de marketing digital para clínicas e estética envolve muitas áreas, por isso é importante manter o diálogo com os líderes e gestores dessas áreas. Além do comercial e vendas que tem impacto direto com o plano, áreas muitas vezes negligenciadas como operações e logística podem apontar insights e melhorias com impacto direto no marketing. Não se esqueça que o negócio é um organismo vivo gerido e movido por pessoas, então a dica final é, empatia muitas vezes pode ser o maior indicador do sucesso, já que a melhor execução é aquela onde pessoas se sintam realizadas e isso é uma garantia de alta entrega e envolvimento.

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