Parte 1 – O SEO dentro da Jornada Multicanal
Definir o que é e como funciona uma consultoria de SEO pode ser um pouco difícil. As estratégias de SEO envolvem diversos conceitos, ferramentas e metodologias. Sou questionado recorrentemente por colegas do mercado digital e por parceiros por mais explicações do funcionamento da Consultoria 30/30 para estratégias de SEO. Já dei um panorama geral em outro conteúdo aqui no blog, mas vou tentar aprofundar mais ainda o processo de uma consultoria SEO e o quanto ela pode ajudar negócios e equipes de marketing a alcançarem o sucesso nas vendas.
Briefing
Pode parecer meio óbvio, as intenções de qualquer estratégia de marketing digital é gerar mais vendas, mesmo que atue de uma forma mais indireta como influenciando a percepção de marca, mas os primeiros contatos com um cliente que busca uma consultoria SEO é mapear ao máximo as percepções, ideias e objetivos que o marketing da marca busca com as estratégias de SEO.
Expectativa vs Realidade
Por experiência, posso afirmar que a maioria para não dizer a totalidade das empresas que buscam uma consultoria de SEO é vender mais. Até aí tudo bem mas em muitos casos o SEO é buscado para salvação dos negócios da empresa! Isso é muito perigoso e pode ser muito frustrante para o marketing e equipe de vendas.
A necessidade da empresa investir em outros canais e ações diretas com leads é vital para o sucesso das vendas. Um único canal não pode responder a todas as etapas que levam a decisão de compra do consumidor. Diversas pesquisas apontam isso, 6 em cada 10 pessoas visitam de 2 a 5 sites ou aplicativos antes de uma compra, 28% visitam mais de 5 canais para concluir a compra. Negligenciar esse comportamento é decretar o fracasso do marketing digital.
Tudo isso abre uma premissa da necessidade das empresas fazerem uma análise profunda dos negócios e o quanto os produtos, serviços e atendimento estão formatados para um reposicionamento digital.
Muitos negócios que atendi ao longo desses 16 anos necessitavam de um “estágio” no mundo digital. A maioria dos obstáculos no processo de tomada de decisão do marketing geralmente esbarra em decisores com pouca ou nenhuma habilidade com ferramentas básicas digitais. Isso é um grande problema, principalmente para o SEO.
A necessidade de perceber a necessidade de produzir conteúdo relevante e gratuito pode ser perturbador para alguns gestores de negócios. Muitos acreditam que compartilhar conteúdo relevante é entregar o “ouro” como muitos falam! E aí mora o perigo para o SEO… Sem conteúdo de qualidade e relevante não existe sucesso no SEO. Quebrar esses obstáculos não é papel do consultor de SEO! Sempre indico um consultor ou agência de branding para auxiliar as empresas nesse difícil passo de reposicionar a marca. É um processo que tende a mostrar o quanto obsoleta uma marca possa estar e o quanto produtos e serviços não fazem tanto sentido para o consumidor. Vi casos de empresas se reinventarem quase que totalmente para buscar um posicionamento digital, e também vi os resultados positivos que tanto buscaram no início acontecer.
Alguns podem achar que seja uma postura de fuga da responsabilidade, mas não, e os dados apresentados pela Opinion Box comentados acima demonstram isso. 28% das pessoas acessam mais de 5 canais antes de concluir uma compra! Não há atalho, há um caminho a ser construir para guiar o usuário até a compra. A busca do Google é uma parte desse caminho, pra não dizer a de maior impacto, mas os demais canais digitais tem forte influência na decisão do consumidor, sem o outros canais esse caminho se torna uma ponte com buracos!
Comportamento de compra on-line
Para iniciarmos a consultoria de SEO é importante compreendermos o comportamento de compra online. É compreendendo esse comportamento que vamos conseguir identificar como o SEO vai ajudar na geração de leads e venda.
Para compreendermos o comportamento de compra online é preciso analisarmos o comportamento do consumidor antes de decidirmos por uma compra. O que influencia a decisão de compra do usuário? Como o usuário interage com a marca até o momento de decisão? O quanto cada interação influencia nesse comportamento? E em qual momento cada canal pode atuar?
Essas perguntas nos ajudam a enxergar de forma completa toda a jornada de compra. Basicamente a jornada é dividida em três momentos ou etapas: reconhecimento de marca, consideração de marca e decisão de compra.
Reconhecimento de marca
É quando o usuário desconhece marcas que possam ajudar a resolver algum problema ou realizar algum desejo. Geralmente é o momento que o usuário faz buscas mais genéricas relacionadas a busca da solução ou perguntas mais abertas nas redes sociais.
Consideração de marca
Nessa etapa o usuário já possui uma relação de marcas e inicia um processo de comparação entre essas marcas, a fim de filtrar aquelas com mais qualidade na entrega do produto ou serviço. É nesse momento que o usuário busca por depoimentos, comentários de especialistas, avaliações técnicas ou qualquer informação que ajuda o usuário a decidir por uma marca ou outra.
Decisão de compra
Nessa etapa é quando o usuário compara informações que vão auxiliar na decisão de compra, como: preço, prazo de entrega, formas de pagamento, ou alguma outra vantagem que o usuário veja como benefício.
Comportamento Multicanal
Todo esse processo de interação e tomada de decisão que o usuário passa acontece em diversos canais digitais. Hoje no Brasil temos 4 grandes canais de interação dos usuários: Facebook, Instagram, YouTube e claro o Google. Existem outros menos utilizados mas que podem auxiliar nesse processo, como o Pinterest, Twitter e Tumblr, por exemplo.
É necessário identificar em qual momento da jornada cada canal atua com maior influência. É isso que vai permitir definir estratégias que serão efetivas e que trarão resultados reais em qualquer campanha digital. Com isso será possível identificar em qual momento a busca orgânica atua e com isso definir um planejamento de pautas de produção de conteúdos para SEO.
É importante entender que não existe um canal melhor que o outro. Alguns gestores de marketing podem achar uma boa estratégia investir somente no canal identificado o principal na decisão de compra. Mas isso é uma ilusão, se fizermos o caminho contrário vamos perceber que ao sermos impactados com uma promoção logo no início da jornada nos leva a realizar pesquisas para avaliar o produto e a marca frente a soluções concorrentes.
Impacto do SEO no Funil de Marketing
O Funil de Marketing é um modelo estratégico que organiza e representa todas as campanhas digitais e tem como objetivo a geração de leads qualificados. O Funil de marketing é dividido em três etapas: Topo do funil, Meio do funil e Fundo do funil.
A busca orgânica pode ou não atuar em mais de uma etapa da jornada. Isso vai depender do segmento em que a marca atua. Mas levando em conta o objetivo do funil de marketing em gerar mais leads, a aquisição de tráfego qualificado acaba sendo muito importante. E a busca orgânica do Google é um grande canal de aquisição de tráfego.
Impacto do SEO no Funil de Vendas
O funil de vendas segue um modelo semelhante ao funil de marketing mas tem foco na nutrição de leads e em todo o processo de relacionamento com o lead até a conversão em vendas.
Durante esse processo o lead pode estar em negociação com concorrentes e talvez realizando buscas para mais informações para a decisão de compra. Identificar quais assuntos são mais pesquisados por esses leads pode auxiliar na definição de estratégias para SEO que auxiliem a equipe de vendas.
Conclusão Parte 1
A primeira parte da série Consultoria SEO teve como objetivo chamar a atenção para conceitos e aspectos importantes do marketing digital que vão ajudar as equipes de marketing e gestores de negócios a definir estratégias e tomar decisões mais assertivas. É muito importante para o SEO identificar em qual momento ele tem maior potencial de influência durante o comportamento de compra online. Só assim será possível estabelecer metas e métricas para avaliar resultados das estratégias de SEO e demais canais digitais.
Parte 2 – Análise da Concorrência e Reposicionamento
Análise da Concorrência nos Resultados Orgânicos
A consultoria em SEO deve analisar a concorrência do negócio para visualizar um cenário competitivo pelos resultados orgânicos do Google. As estratégias de SEO devem sempre visualizar o posicionamento da marca frente a esses concorrentes e o quanto esse posicionamento oscila com o tempo.
Por que devemos analisar o posicionamento dos concorrentes nos resultados do Google
Se pararmos para analisar o comportamento do consumidor online durante a busca no Google vamos compreender a necessidade de analisarmos constantemente os concorrentes nos resultados do Google.
Já vimos no conteúdo anterior que as primeiras etapas da jornada de compra online possui objetivos comparativos e por busca de informações relacionadas a solução de problemas ou realização de um desejo. O usuário tende a lembrar e comparar marcas melhores posicionadas e é por isso que devemos ficar de olho nos concorrentes.
Nem sempre os concorrentes são aqueles que pensamos
Para identificarmos quais são os concorrentes é necessário mapear as principais palavras-chave relacionadas ao negócio. Então iniciamos realizando uma busca no Google utilizando essa palavra-chave. É a partir desses resultados que conseguimos identificar quais as urls estão melhor posicionadas.
Em alguns casos, se analisarmos os resultados vamos identificar que algumas urls são de negócios ou sites que antes não eram considerados concorrentes. A internet criou um novo cenário de mercado onde o conteúdo relevante é quem define as marcas que devem ser consideradas pelos usuários.
Em alguns casos é identificado grandes portais de conteúdo ou blogs de especialistas que podem estar bem posicionados mas que ainda assim não são concorrentes. Alguns desses portais e blogueiros disponibilizam fazem parcerias ou vendem publicidade nos sites. Dependendo da estratégia digital é válido um contato com esses sites para veicular alguma publicidade. Mas lembre-se que isso não deve ser uma estratégia de SEO. O Google pode punir o site com a exclusão do domínio dos resultados orgânicos!
Pontos fortes vs fracos
Uma vez identificado os concorrentes é hora de mapear em detalhes cada um. Identificar tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos sites, densidade dos conteúdos, volume da produção de conteúdos, estrutura de conteúdos institucionais, etc.
Comparar produtos e serviços, identificando diferenciais que podem ser explorados nas estratégias de SEO. Os pontos fracos da marca e dos concorrentes também devem ser relacionados. Essas informações podem ajudar a repensar aspectos comerciais que podem se tornar obstáculos na decisão de compra dos usuários.
É com essas informações que a consultoria vai iniciar uma série de definições de ações, tanto técnicas quanto estratégicas. E essas análises devem ser feitas regularmente a fim de identificar mudanças no posicionamento dos concorrentes.
Seu Negócio vs Concorrência
Sempre devemos ter em mente que o Google é um mecanismo que estabelece relevância na entrega de resultados e que para conseguirmos boas posições é preciso ter uma produção de conteúdo constante de alta qualidade. A disputa entre concorrentes acontece dentro desse cenário de relevância do conteúdo e é por isso que o seu negócio deve investir tempo analisando os concorrentes.
Vantagens vs Desvantagens
Vantagens
O estudo e análise da concorrência nos resultados orgânicos pode apontar novos aspectos do negócio. Com isso podemos identificar novos serviços a oferecer aos clientes, novas maneiras de vender produtos e serviços, novas maneiras de explorar o relacionamento com clientes além do alcance de novos públicos que podem impulsionar as vendas.
Desvantagens
As desvantagens podem surgir quando levamos o concorrente como principal norteador dos rumos do negócio! Devemos levar essa análise constante como um diagnóstico para identificar pontos de melhoria e diferenciais, mas devemos pensar o negócio de uma maneira inovadora, criando novas soluções e produtos, assim temos uma chance maior de tornar o negócio uma referência a ser seguida. Não podemos deixar o negócio ser mais do mesmo, para não cairmos na guerra de preços!
Reposicionamento para Estratégias de SEO
Após identificar os concorrentes e o quanto de esforço eles estão tendo para estarem nas primeiras posições dos resultados orgânicos é possível escolher qual o cenário é mais promissor para o sucesso das estratégias de SEO.
Escolhendo o campo de batalha no SEO
O ideal é definirmos um cenário onde os concorrentes não tenham um alto volume de produção de conteúdo relevante. Então começamos por palavras-chave que tenham relação com o negócio, tenham volume de buscas e que teremos a possibilidade de produzir conteúdo de alta qualidade.
Com isso podemos construir autoridade no assunto e alcançar rapidamente boas posições no Google. Devemos seguir essa estratégia para outros assuntos e com o tempo após adquirir autoridade e boas posições em diversas palavras relacionadas mas com menor concorrência partimos para palavras-chave com maior concorrência.
Definindo estratégias de SEO
A construção da autoridade em um assunto para alcançarmos boas posições nos resultados orgânicos deve levar em conta o posicionamento atual da marca. Com a média mensal atual de produção de conteúdo da marca e com a média mensal de produção de conteúdo dos concorrentes é possível definir o volume de produção de conteúdo para SEO para buscar um novo posicionamento. A dica é sempre elevar o volume de produção além dos concorrentes, “correr atrás do tempo perdido”. Com isso o robô do Google passará a visitar o site para identificar novos conteúdos em períodos mais curtos. Os usuários também vão ter uma percepção mais positiva do site uma vez que eles terão conteúdo relevante e atualizado com mais frequência que os concorrentes.
Conclusão Parte 2
O segredo é sempre levar em conta a concorrência e como o usuário vai perceber a autoridade do site em relação ao assunto buscado. Volume de produção e qualidade do conteúdo vão garantir autoridade e relevância e é isso que vai acelerar a escalada no ranking dos resultados orgânicos.
Parte 3 – Diagnóstico On Page
O SEO possui diversas técnicas e estratégias para alcançar bons resultados nas buscas do Google. O SEO On-Page é o conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo otimizar recursos e tecnologias do site para alcançar melhores posições nos resultados do Google, além de melhorias que vão ter impacto positivo na experiência do usuário.
O diagnóstico On-Page
A consultoria SEO realiza um diagnóstico completo de problemas e possibilidades de melhorias para otimização do site. Esse diagnóstico vai identificar desde melhorias de velocidade de acesso às páginas até mesmo recursos que podem auxiliar na indexação dos conteúdos de uma forma mais eficaz e otimizada.
Impacto no posicionamento orgânico
Algumas otimizações do SEO On-Page têm impacto direto no posicionamento orgânico. A consultoria SEO vai identificar através do diagnóstico on-page elementos que precisam ser corrigidos, alterados ou atualizados. São elementos como imagens que precisam de melhores descrições nos atributos até mesmo a implementação de um certificado ssl para disponibilizar o acesso seguro por HTTPS aos usuários.
Esses e outros recursos têm impacto direto no posicionamento orgânico. A consultoria SEO deve fazer regularmente esse diagnóstico a fim de identificar possíveis problemas ou recursos mal utilizados pelos administradores do site.
A consultoria SEO deve estabelecer um relacionamento constante com os gestores de conteúdo e equipe de marketing para acelerar as implementações necessárias sempre que necessário.
Que tecnologia utilizar no desenvolvimento do site
Existem diversas tecnologias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento do site. Mas pensando no SEO e marketing digital é preciso levar em consideração diversos fatores, alguns desses com impacto no custo mensal de manutenção do site.
A consultoria SEO pode auxiliar indicando quais linguagens mais apropriadas para o desenvolvimento do site e que podem auxiliar nas estratégias e técnicas de SEO, além de recomendações de otimização de arquivos de imagem e vídeo que serão utilizadas nos conteúdos.
A 30/30 busca utilizar no desenvolvimento de sites de clientes o CMS WordPress que é uma plataforma completa para gestão de conteúdo e contém diversos recursos importantes para estratégias de SEO. O WordPress oferece outras vantagens como o custo baixo de manutenção do site. Uma comunidade global cada vez mais crescente se empenha em manter o WordPress atualizado com as tecnologias mais utilizadas no desenvolvimento web, além de milhares de desenvolvedores disponibilizarem recursos extras como plugins para os mais variados objetivos, inclusive plugins para funcionalidades para SEO.
Definições estruturais do site
A consultoria SEO vai auxiliar na definição de páginas de conteúdos institucionais além da estrutura de navegação do site como menus, barras laterais, menus de rodapé, elementos exclusivos para display em desktop e mobile, etc.
Já nas páginas de conteúdo para blog a consultoria SEO vai definir mensalmente quais conteúdos devem ser produzidos e como os conteúdos serão linkados entre si, para proporcionar aos usuários uma navegação relevante e fluida.
Essas definições podem ter grande impacto em métricas como tempo médio do usuário no site, média de páginas visualizadas por usuário e a taxa de rejeição que é uma métrica importante que pode auxiliar na avaliação da qualidade do conteúdo em relação a um grupo de usuários.
Monitoramento e atualizações
A consultoria SEO deve manter-se atualizada acompanhando as novidades das tecnologias utilizadas no desenvolvimento de sites. Se pegarmos como exemplo a linguagem PHP largamente utilizada na maioria dos sites vamos ver que o PHP possui diversas versões que são implementadas nos servidores web. Identificar quando atualizar a versão do PHP utilizada no desenvolvimento do site é importante. No caso do WordPress que também utiliza o PHP é preciso ter um acompanhamento extra uma vez que alguns recursos podem conflitar com novas versões do PHP.
Esses são alguns exemplos da necessidade de uma consultoria SEO fazer um monitoramento constante dos servidores web de clientes além das tecnologias utilizadas no desenvolvimento de sites de clientes.
A busca pela performance
Um ponto quase que vital no SEO é a velocidade de acesso da página. O Google disponibiliza duas ferramentas que podem auxiliar nesse diagnóstico: Google PageSpeed Insights e Lighthouse. Essas ferramentas vão diagnosticar diversos fatores importantes na performance além de questões técnicas do site, como uso de minificação de arquivos css e javascript para reduzir a requisição de arquivos do servidor web e com isso a página ter um tempo de resposta mais rápido.
A consultoria SEO utiliza esses diagnósticos além de outras ferramentas para fazer as correções e implementações necessárias nos sites.
A otimização do site
O SEO On Page envolve diversas outras técnicas e estratégias. É o aspecto do SEO que talvez tenha mais atualizações devido a quantidade de tecnologias envolvidas no desenvolvimento de sites e que necessitam de otimização.
Parte 4 – Diagnóstico Off Page
O que é o SEO Off Page?
De modo geral o SEO Off Page é o conjunto de estratégias e técnicas de otimização que são aplicadas fora do site. Geralmente tem relação a construção de autoridade do site em sites, blogs, portais de conteúdo e todos os canais digitais possíveis que de alguma maneira influenciam nas buscas e posicionamento nos resultados orgânicos.
A consultoria SEO na construção da autoridade
A consultoria SEO define as estratégias que deverão ser executadas para auxiliar o site a construir a autoridade necessária para auxiliar no posicionamento nos resultados do Google. As estratégias são definidas por meio de uma série de informações e dados, onde muitos são obtidos por meio de análise de concorrentes, insights de buscas, análise e comportamento do público-alvo, metas e esforços em investimentos necessários.
O planejamento da produção de conteúdo para SEO
A construção de autoridade surge com o tempo e produção de conteúdo de alta qualidade e relevância. Demonstrar conhecimento profundo em um assunto exige planejamento. A consultoria pode auxiliar a definir o volume de produção de conteúdo ideal para ser competitivo nos resultados orgânicos e acelerar os resultados.
A consultoria pode definir toda a estrutura necessária para cada conteúdo. Essa estrutura contém tópicos e subtópicos, quantidade de palavras, parágrafos, imagens, referências externas e internas necessárias para produzir um conteúdo de qualidade e com relevância.
Definindo os canais para compartilhamento de conteúdos
Para o Google entender que o site tem autoridade no assunto é necessário que o site seja referenciado em outros sites. Quanto mais autoridade no assunto o site que fizer a referência tiver mais autoridade o Google relaciona ao site.
A consultoria pode definir uma estratégia para gerar engajamento dos usuários para que os mesmos sejam estimulados a compartilhar o conteúdo em outros canais e até mesmo fazerem citações em seus blogs e sites.
Outros canais digitais também podem ter influência positiva na construção de autoridade. Eu já me deparei com diversos resultados orgânicos de imagens e links compartilhados no Pinterest, fan-pages no Facebook, posts no medium e em diversas outras redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo.
Criando oportunidades
Alguns conteúdos podem ajudar a conseguir boas referências e auxiliar na construção de autoridade. A consultoria SEO pode ajudar a definir um cronograma explorando todas as possibilidades de conteúdos para potencializar um volume maior de referências.
Infográficos
Os infográficos têm um grande potencial de gerar muitas referências. Muitos portais de conteúdos e blogueiros podem incluir o infográfico em conteúdos. A consultoria pode auxiliar a definir quais os dados são interessantes para a produção do infográfico.
Entrevistas
Entrevistas com especialistas ou com pessoas que podem passar uma perspectiva de algum assunto relevante podem gerar referências em outros conteúdos além da possibilidade do entrevistado replicar a entrevista em seu site ou blog. A consultoria SEO pode auxiliar a definir quais assuntos e pessoas seriam interessantes para essas entrevistas.
Pesquisas
As pesquisas geralmente são os conteúdos que geram o maior número de referências. Tanto blogueiros e pessoas influentes podem citar a pesquisa como grandes portais de conteúdo. As pesquisas geralmente geram muitos outros conteúdos como os infográficos e conteúdos visuais como cards para redes sociais e auxiliar em vídeos institucionais.
Conteúdo gratuito
O conteúdo relevante e gratuito é com certeza o principal influenciador na construção de autoridade. Não é só de referências linkadas que o SEO Off Page trata. A referência por lembrança de marca também é importante e por isso ter conteúdo recorrente publicado de forma totalmente gratuita ajuda no SEO.
Conteúdo para download
A disponibilidade dos conteúdos para download pode ser uma maneira de gerar referências além de espalhar de forma mais direta o conteúdo entre os usuários. Eu já recebi diversos pdfs de conteúdos que amigos fizeram download. Infográficos e pesquisar geralmente são distribuídos em arquivos para download.
Conclusão Parte 4
O SEO Off Page exige esforço e investimento, além de definições muito estratégicas. Identificar quais assuntos devem ser explorados exige maturidade na análise de resultados além de boa visão e inteligência estratégica.
A consultoria SEO pode ajudar o seu negócio a definir toda estratégia necessária para a construção de autoridade em assuntos que são relevantes para o negócio e que vão auxiliar em melhores posições nos resultados orgânicos do Google.
Parte 5 – Metas e Trackeamentos
O objetivo de qualquer negócio é vender e são as estratégias de marketing que são responsáveis por gerar leads em negócios que vendem serviços e vendas diretas em negócios tipo varejo online por exemplo. Mas como vimos anteriormente no primeiro conteúdo da série Consultoria SEO é importante ter as estratégias de marketing digital ajustadas dentro de um comportamento de compra online e prevendo um comportamento multicanal.
Vários esforços são necessários para gerar novos negócios! O marketing digital é responsável por parte dessa equação, a outra é de responsabilidade da equipe comercial ou vendas. Se o produto ou serviço não tiver um preço competitivo, diferenciais, vantagens suficientes que façam com que o usuário considere e decida pela marca, dificilmente a venda será fechada.
Por isso é muito importante ser realista na definição de metas para as estratégias de marketing digital, inclusive o SEO. Ao longo dos meus 16 anos desenvolvendo e executando diversas estratégias de marketing digital com diferentes negócios pude constatar que a busca orgânica é o canal de maior impacto nos negócios. Mas é importante saber que se você quer atingir o sucesso com um volume maior de vendas é necessário investir em estratégias em outros canais digitais.
Outro fator importante é o tempo. O tempo para atingir a autoridade e relevância necessárias para alcançar boas posições nos resultados orgânicos vai depender de vários fatores, que vão do volume da produção de conteúdo ao esforço para conseguir boas referências em outros sites.
Definindo metas
A consultoria SEO pode ajudar você a definir metas realistas. Com uma análise profunda do potencial de alcance com as estratégias de SEO, análise dos concorrentes e o quanto eles podem estar alcançando com seus posicionamentos é possível visualizar um potencial de vendas. Esse potencial somado aos esforços em SEO vão auxiliar a definir as metas do negócio online.
Personas
Definir qual o público que as estratégias de SEO devem alcançar é importante para o sucesso. A consultoria SEO pode ajudar na análise e definição dos públicos. As personas são perfis de um público ideal para as vendas. A produção de conteúdo então será pensada para gerar impacto na decisão deste usuário. Isso permite ao produtor de conteúdo definir o tom da comunicação de textos, imagens e vídeos, além de aspectos de navegação entre os conteúdos do site.
Ecommerce
As vendas para ecommerce sofrem impacto de diversos tipos. Podem ser impulsionadas por uma sazonalidade como uma data especial como: Natal, Dia das mães, Black Friday e tantas outras. Até mesmo influências não diretas como filmes, novelas, reportagens em grandes canais de televisão podem influenciar um comportamento de busca. Alguns desses fatores são previsíveis como as datas sazonais, mas outros como reportagens são mais imprevisíveis. O SEO sofre impacto desses fatores “externos” em um ecommerce e isso deve ser levado em conta no momento da definição de metas.
A consultoria SEO vai auxiliar a identificar o máximo possível fatores previsíveis e imprevisíveis que podem impactar o volume de vendas dentro das estratégias de SEO, além de melhores práticas para aproveitar ao máximo o tráfego gerado, como dicas promocionais e retenção de contatos por meio de estratégias de inbound marketing.
Serviços
As metas para SEO para negócios de vendem serviços são mais previsíveis,. Parte disso se deve ao saber quais são as dificuldades que levam uma pessoa ou empresa buscar por uma solução. Isso possibilita definir um planejamento de produção de conteúdo que alcance o público ideal.
A consultoria SEO vai auxiliar a mapear os assuntos que tenham maior impacto na decisão do usuário. Esses assuntos podem ser: um passo a passo de como resolver um determinado problema, conteúdos teóricos relacionados ao serviço, casos de sucesso, etc.
Caso de Sucesso
A Personale Cuidador, uma empresa prestadora de serviços especializados de saúde domiciliar de Porto Alegre conseguiu mais de 65% de aumento na geração de leads com SEO. Você pode ver um caso de sucesso de SEO completo aqui.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de web análise que permite analisar o comportamento do tráfego do site. Com o Google Analytics podemos ver o comportamento do tráfego por canais e com isso ver o que podemos melhorar no planejamento da produção de conteúdo para SEO. A consultoria SEO vai identificar também conteúdos com melhor engajamento dos usuários, o que irá ajudar na definição de novos conteúdos.
Metas e Trackeamentos
Para conseguir identificar quais conteúdos participam da jornada multicanal e auxiliam na geração de leads e vendas é necessário criar metas no Google Analytics. Essas metas podem tanto ser a compra finalizada de um produto como num ecommerce quanto a solicitação de um contato feita por um formulário no site.
Mas outros comportamentos de interação do usuário com o site podem ser importantes também. Como a visualização de um vídeo, o clique em um link específico, a assinatura de uma newsletter, etc. Como o Google Analytics é possível rastrear (trackear) essas interações (eventos) que são considerados importantes.
A consultoria SEO pode auxiliar no mapeamento de eventos importantes além de configurar o Google Analytics e site para rastrear e registrar os comportamentos importantes dos usuários.
Conclusão Parte 5
Podemos ver que a definição de metas depende de uma análise constante e profunda do posicionamento do mercado e segmento, além de fatores indiretos que podem influenciar no comportamento de busca das pessoas. Também vimos que o Google Analytics é uma solução completa que pode auxiliar a consultoria SEO a identificar lacunas e vantagens através da análise do tráfego orgânico do site.
Parte 6 – Análise e Geração de Insights
Web Análise
Já comentei nos conteúdos anteriores sobre a importância de fazer web análise do tráfego orgânico do site regularmente. Ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console possuem diversas métricas importantes para avaliar o posicionamento e comportamento do tráfego e posicionamento orgânico.
Análise do comportamento do tráfego
É importante ter um mapeamento da jornada de compra on-line e identificar em qual momento da jornada a busca orgânica atua com mais influência.
Com isso é possível definir quais métricas e kpis devem ser avaliados para medir o sucesso do SEO.
Um exemplo é quando a busca orgânica atua no início da jornada. Além do volume de cliques é importante avaliar o volume de páginas vistas por usuário. Isso porque a etapa inicial é o momento em que o usuário está buscando reconhecer marcas que possam resolver o seu problema. Então quanto visualizações de conteúdos maior é a chance do usuário lembrar e ter uma percepção positiva da marca.
A consultoria SEO pode auxiliar a identificar quais os momentos de maior impacto da busca orgânica na jornada de compra e definir métricas e KPIs para uma avaliação efetiva dos resultados.
Geração de insights
A análise de resultados vai possibilitar identificar insights que vão ajudar a reposicionar as estratégias de SEO. Podem ser conteúdos com melhor taxa de rejeição, melhores dias e horas para publicação, conteúdos que geram maior taxa de retorno ao site, etc.
Relatórios para reposicionamento
A consultoria SEO pode fornecer diversos relatórios contendo análises e insights para reposicionamento das estratégias de SEO.
Os relatórios podem ser de diagnóstico e melhorias técnicas (SEO On-Page) ou de análise e insights (SEO Off-Page).
O volume de relatórios e análises vai depender do tipo de negócio e do volume de produção de conteúdo e de produtos ou serviços que serão trabalhados nas estratégias de SEO.
Conclusão Parte 6
Os relatórios são muito importantes para a avaliação de resultados e devem ser comparados mensalmente para identificar estratégias e ações que geraram melhores resultados.
Esse conteúdo foi o último da série Consultoria SEO. O objetivo foi dar uma visão geral de uma consultoria em SEO para Micro e Pequenos Negócios.
A 30/30 busca desenvolver uma consultoria de marketing digital educativa junto aos clientes. Isso ajuda o empreendedor a ter uma visão clara e objetiva das estratégias, além de proporcionar uma participação mais proativa na execução das ações.
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