O que é o SEO para Clínicas?
O SEO para Clínicas é o conjunto de ações, estratégias, técnicas de produção de conteúdo e técnicas de otimização de performance do site que tem como principal objetivo atrair tráfego orgânico de mecanismos de busca como Google através do posicionamento de páginas da clínica nos resultados orgânicos das buscas.
A produção de conteúdo para SEO é a principal estratégia para as clínicas atingirem resultados positivos na geração de tráfego qualificado e geração de leads. Através do conteúdo de alta qualidade é possível tirar as principais dúvidas das pessoas em relação a patologias, tratamentos e técnicas de cirurgia plásticas, por exemplo.
O SEO é uma das principais estratégias de marketing digital para clínicas e junto com outras estratégias como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads possibilita definir uma estratégia ampla que contemple todo a jornada de compra multicanal online.
Por que fazer SEO para Clínicas?
Se levarmos em conta o comportamento de compra on-line podemos compreender o impacto que o SEO pode ter no aumento de agendamento de consultas para uma clínica. É muito importante colocar-se no lugar de uma pessoa realizando diversas buscas relacionadas a uma patologia ou técnica de cirurgia plástica por exemplo, para entender a influência que conteúdo bem posicionados nos resultados orgânicos pode ter na tomada de decisão de um usuário para um agendamento.
Vamos ver alguns exemplos da média de volume de buscas mensais relacionadas a diversas áreas da medicina.
Cirurgia plástica
- Rinoplastia 110.000
- Mastopexia 60.500
- plástica 33.100
- cirurgia plástica 27.100
- rinoplastia preço 27.100
- mastopexia com protese 12.100
- cirurgião plástico 8.100
- prótese mamaria 4.400
- lifting de nariz 3.600
Oncologia
- oncologia 49.500
- colo do utero 33.100
- oncologista 27.100
- oncológica 27.100
- oncologistas 27.100
- câncer de colo de utero 14.800
- câncer no utero 12.100
- sintomas de cancer no utero 9.900
- sintomas cancer colo utero avançado 3.600
Fisioterapia
- fisioterapia 135.000
- fisio 135.000
- fisioterapico 135.000
- reeducação postural global 74.000
- fisioterapeuta 22.200
- clinica de fisioterapia 14.800
- fisioterapia respiratoria 12.100
- rpg fisioterapia 8.100
- fisioterapia dermato funcional 4.400
- fisioterapia esportiva 4.400
Esses são alguns exemplos de buscas relacionadas a cirurgia plástica, oncologia e fisioterapia. Mas existe um grupo muito maior de palavras-chave relacionadas a todos os tipos de especialidades da medicina. Estar bem posicionado com conteúdos relevantes e de alta qualidade pode atrair todo esse tráfego orgânico aumentando a geração de leads.
Outro ponto muito importante a se levar em conta na decisão de fazer SEO é que a médio e longo prazos é possível reduzir o investimento em Google Ads. Conforme a clínica for alcançando boas posições nos resultados orgânicos para palavras-chave importantes é possível excluir essas palavras-chave das campanhas de anúncios, com isso o crédito que antes era utilizado em um grupo amplo de palavras passa a ser destinado a um grupo cada vez menor ou realocado para outras palavras que a clínica ainda não tenha bons resultados orgânicos.
Como fazer SEO para Clínicas
Fazer o SEO da clínica pode ser uma tarefa complexa, mas não impossível. Posso afirmar que paciência e perseverança são atributos essenciais para chegar aos resultados esperados. Todo o esforço das estratégias de SEO são para construir autoridade através da qualidade de relevância dos conteúdos junto ao mecanismo de busca. E isso depende de uma compreensão profunda do público-alvo. Nem sempre um conteúdo bem escrito vai agradar a maioria dos usuários. Em alguns casos a maneira como os tópicos são abordados e o tom do conteúdo podem fazer toda a diferença na hora de reter a atenção do usuário. Por isso, a análise de métricas e análise do comportamento do tráfego é vital para o sucesso das estratégias de SEO.
Existe um conjunto de técnicas que ajuda nas estratégias de SEO.
SEO On-Page
O SEO On-Page é o conjunto de técnicas de otimização que tem como objetivo buscar melhorias na performance e experiência do usuário com o site. Muitas técnicas de SEO On-Page melhoram a velocidade de acesso às páginas do site, deixando-as mais leves e com isso proporcionando uma navegação mais fluida para o usuário. Páginas com acesso mais rápido possuem taxas de rejeição menores e como resultado auxiliamos na obtenção de melhores posições nos resultados orgânicos.
Disponibilizamos um conteúdo muito completo sobre SEO On-Page que você por acessar aqui:
Principais fatores otimizados no SEO On-Page
Fatores de performance das páginas
FCP ou Primeira pintura de conteúdo – responsável pela percepção de carregamento da página.
LCP ou Maior pintura do conteúdo – responsável pela percepção de carregamento do maior elemento da página, geralmente uma imagem.
FID ou Atraso na primeira entrada – responsável pelo atraso na resposta em relação a interação do usuário com a página, como o tempo de resposta de um clique em um botão por exemplo.
TTI ou Tempo para interatividade – responsável pelo tempo de carregamento dos principais elementos de interativa da página.
TBT ou Tempo total de bloqueio – a medida entre o FCP e TTI.
CLS ou Deslocamento de layout cumulativo – é uma métrica que tem relação com o tempo de modificação da página conforme a interação do usuário.
Uso do AMP
O AMP é um framework com um conjunto de recursos, ferramentas e componentes que permite criar páginas, emails, matérias, sites e anúncios com acesso rápido. O Google identifica página com o AMP implementado e disponibiliza essa versão aos usuários, para que os mesmos tenham uma experiência de acesso mais rápida ao conteúdo.
Uso de SSL
O SSL é um certificado digital que pode ser implementado no site tornando segura para navegação do usuário. Reconhecemos um site com um certificado SSL implementado quando a url contém um HTTPS no início, indicando o site como seguro para navegação. O Google reconhece o uso do HTTPS como um critério importante de avaliação do site, tendo impacto importante no posicionamento orgânico.
SEO Off-Page
O SEO Off-Page é o conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo gerar autoridade para o site junto a outros sites. O algoritmo de indexação do Google leva em conta a referência linkada que outros sites fazem ao site da clínica, atribuindo autoridade ao site. Esse fator gera grande impacto no posicionamento orgânico, mas também é um dos mais difíceis de ser otimizado. Se pegarmos como exemplo o site de uma clínica de cirurgia plástica, onde o mesmo é linkado em um conteúdo do blog de um cirurgião, isso vai ser interpretado como uma referência de alto valor uma vez que o blog de um cirurgião plástico pode conter diversos conteúdos relacionados. Só que essas referências de alto valor são difíceis de acontecer de forma espontânea.
Leva tempo construir relações de referência, mas existe uma estratégia interessante que pode ajudar… O uso de entrevistas! Fazer entrevistas em forma de questionário com outros profissionais da área médica pode ajudar a obter boas referências em diversos outros sites. Essa referência pode vir através de uma citação de uma fala do entrevistado, a uma pergunta que foi feita na entrevista, a réplica da entrevista completa, etc. Além de trazer aos usuários a opinião de outros especialistas, agregando muito valor aos demais conteúdos.
Existem outras estratégias também, como produção de infográficos, ebooks e cursos, por exemplo. Todas são ótimas estratégias que podem gerar muitas referências, mas as entrevistas são conteúdos que podem gerar muita troca de referências importantes.
Produção de conteúdo para SEO
Produção de conteúdo é o pilar central do SEO! Não existe SEO sem conteúdo otimizado. O mecanismo de busca indexa e oferece conteúdo relevante para os usuários. Então planejar bem os conteúdos é importante.
Eu utiliza muito a técnica de clusters, que basicamente estrutura conteúdos que conversam com outros conteúdos do site através de citações e links internos. No planejamento de produção de conteúdos em clusters definimos quais serão os conteúdos de referência, aqueles que serão linkados mais vezes, geralmente conteúdos mais densos e vamos produzindo diversos conteúdo ao redor, linkando sempre que possível os conteúdos de referência.
Disponibilizamos alguns conteúdos com diversas dicas para produção de conteúdo para SEO além de um conteúdo dedicado à metodologia de clusters.
Conclusão
SEO com certeza é uma ótima estratégia para clínicas. Como comentado no início deste conteúdo é necessário paciência e perseverança, além de muita web análise. O objetivo foi mostrar uma visão geral da importância do SEO além de alguns pontos importantes para as otimizações. Já disponibilizamos diversos conteúdos muito completos aqui no blog, que podem render horas de estudo. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco, através dos nossos contatos.
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