O marketing para clínica de estética é o conjunto estratégias e ações que tem como objetivo gerar resultados positivos na aquisição de clientes, relacionamento com clientes e comunicação da clínica com novos clientes, utilizando ferramentas de automação de marketing como email marketing, SEO no Google, anúncios no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Produção de conteúdos para o posicionamento em todos os canais digitais.
O marketing para clínicas de estética também leva em conta o comportamento de compra on-line, posicionando ações e campanhas em cada etapa da jornada e com isso estimulando a decisão de compra dos usuários.
É importante observar que o marketing digital passa constantemente por diversas mudanças no uso das ferramentas de automação, novas estratégias, conceitos e processos na gestão do marketing digital. Além disso, vale o cuidado em avaliar cada canal. Nenhum canal é melhor que o outro, o que devemos buscar é compreender o impacto de cada canal na jornada do usuário.
Como fazer marketing para clínica de estética?
A curva de aprendizado necessária para dominar a complexidade do marketing digital é grande. É necessário dedicação, análise constante de tráfego, além de criatividade para definir bons testes de hipóteses para ações, campanhas e criativos.
São muitas estratégias e ações que podem ser utilizadas na criação de campanhas para o marketing digital. Vamos falar das principais e de que formas elas podem ajudar a sua estética a atrair mais clientes.
Definir público-alvo ideal
Antes de tudo é necessário definir quais públicos são interessantes para alcançar e converter em novos clientes para a estética.
Aqui vale a sua experiência no segmento, a experiência de outros colegas e gestores de estéticas, pesquisas de mercado, uso de ferramentas de segmentação, todo meio para obter o máximo de informações e dados referente aos públicos-alvo para as campanhas e estratégias de marketing.
É importante lembrar que dados demográficos e listar interesses podem ajudar a definir o perfil de cada público-alvo. Você pode consultar sua base de clientes atual, além de fazer pesquisas que podem ajudar no enriquecimento de dados.
Identificar oportunidades relacionadas aos serviços
Uma estética disponibiliza diversos serviços. Identificar quais serviços podem gerar melhores resultados é necessário para direcionar de forma mais assertiva os esforços e recursos de marketing digital.
É muito importante ter metas e ticket médio bem definidos, para identificar a quantidade de transações necessárias por cliente para alcançar os resultados esperados.
Se cruzarmos a meta de ticket médio com os serviços disponíveis e com os serviços que serão identificados com maior chances de compra, conseguiremos definir de forma clara campanhas e investimentos em ads e produção de conteúdos.
Identificar volume de buscas e interesses
Uma das formas de identificar oportunidades relacionadas aos serviços da estética é visualizando o volume de buscas no Google relacionadas ao serviço. Além de identificar se essas palavras possuem uma concorrência baixa, média ou alta para anúncios.
Isso também pode dar uma perspectiva de posicionamento nos resultados orgânicos com estratégias de SEO.
Vamos verificar alguns grupos de palavras-chave relacionadas aos principais serviços oferecidos em uma estética.
- Procedimentos estéticos
- Tratamentos capilares
- Procedimentos da face
- Mãos e pés
- Maquiagem
Google Orgânico vs Google Ads para estética
É interessante observar que a busca é um recurso muito utilizado em diversos momentos da jornada de compra. Seja para tirar dúvidas, validar a qualidade dos produtos e serviços lendo depoimentos, resenhas e até mesmo comparar preços. Investir em produção de conteúdo para SEO é uma estratégia importante para as estéticas. Mas é um caminho árduo e complexo, a concorrência pelas melhores posições nos resultados orgânicos é acirrada e necessita de muito monitoramento e análise de resultados.
A dica é mapear o máximo de palavras-chave relacionadas aos serviços da estética e a partir disso identificar quais palavras possuem uma baixa concorrẽncia nos resultados orgânicos. Essas palavras podem rankear conteúdos mais rapidamente e com isso os resultados em geração de leads pode aumentar. Outra dica é planejar uma trilha de conteúdo junto a uma série de anúncios, com palavras-chave anunciadas que complementam os conteúdos melhores posicionados nos resultados orgânicos. Com isso uma maior influência na decisão de compra é exercida na jornada do usuário.
Como fazer conteúdo para SEO para clínicas de estética
Existem diversas ferramentas com funcionalidades que podem ajudar no SEO, mas nenhuma delas supera as ferramentas oficiais do Google. Basicamente podemos utilizar 4 ferramentas no processo. O Google Search Console para monitorar o posicionamento nos resultados orgânicos, o Google Analytics para analisar o tráfego orgânico no site, o planejador de palavras-chave do Google Ads para identificar os volumes de buscas para cada palavra-chave e o próprio mecanismo de busca para identificar sugestões de tópicos buscados pelos usuários.
Como fazer anúncios no Google Ads para clínicas de estética
Já para os anúncios vamos utilizar o planejador de palavras-chave para identificar palavras-chave relacionadas, volumes de buscas, custos por clique e concorrência, e o Google Analytics para analisar o comportamento do tráfego pago.
Conclusão
O conteúdo aqui proposto foi uma introdução, mas aponta para aspectos importantes de uma boa estratégia de anúncios para Google e SEO para resultados orgânicos. O Google disponibiliza conteúdos completos e de alta qualidade para formação de profissionais de marketing digital. Vale uma visita ao Skill Shop do Google para ter acesso a diversos conteúdos exclusivos.
Na sequência vamos introduzir a série de marketing para clínicas de estética com foco em Facebook Ads e Instagram Ads. Acompanhe as novidades no blog.
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